Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Pelo primeiro ano o Tocantins conseguiu envolver a totalidade das escolas da rede estadual que ofertam os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) no processo de escolha dos Livros Didáticos. As obras serão utilizadas durante o triênio 2017/ 2019 e são adquiridas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

No total, participaram da escolha das obras 359 escolas estaduais. De acordo com a coordenadora estadual do PNLD, Célia Maria de Moraes, este índice só foi alcançado devido à mobilização realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) junto às unidades de ensino. “O processo de escolha do livro didático é democrático e, por isso, é imprescindível a participação da comunidade escolar. Considerando a relevância da ação, a Seduc fez um trabalho de acompanhamento junto às escolas para garantir que as unidades escolares pudessem participar da seleção”, explica Célia.

A escolha é realizada coletivamente pela comunidade escolar e registrada pelo gestor da unidade de ensino, no PDDE interativo, ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC).  Nesta etapa, foram selecionadas as coleções didáticas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte. A previsão do MEC é que as coleções sejam distribuídas até o mês de janeiro do próximo ano via Correios.

Neste ano, foi disponibilizada aos estados a ferramenta de acompanhamento no PDDE Interativo, iniciativa, que segundo a coordenadora do PNLD no Tocantins, foi fundamental para atingir a meta. “Com esta possibilidade de poder monitorar quais escolas haviam iniciado o processo e verificar o progresso de cada uma delas, pudemos incentivar a participação das que ainda não estavam inseridas e, com o apoio das Diretorias Regionais de Educação, alcançamos 100% das escolas”, relata.

PNLD

O programa é executado em ciclos trienais alternados e, a cada ano, o FNDE adquire e distribui livros para os alunos de uma etapa de ensino, repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas. O PNLD atende o ensino fundamental e médio, a Educação de Jovens e Adultos, o Programa Brasil Alfabetizado e a educação do campo.

Para garantir o atendimento aos alunos da educação especial são distribuídas também versões acessíveis em áudio, Braille e MecDaisy.