Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Thiago Wahlbrink

Com um histórico de luta ligado à agricultura familiar, o candidato a prefeito de Palmas pela coligação Avançar a Unidade Popular, Zé Roberto Forzani (PT) realizou como primeiro ato de campanha, uma visita aos produtores na feira municipal da 304 sul. A ação aconteceu na tarde da terça-feira (16), onde Zé Roberto reforçou seu compromisso em lutar pelo fortalecimento da agricultura familiar com uma gestão em que a agricultura e derivados possam ter representatividade para melhorar a qualidade de vida do palmense.

“Como consumidor dos produtos da agricultura familiar e usuário da feira, tenho um dialogo constante e aberto com boa parte dos feirantes. Fica claro o descuido da feira que precisa de reforma, além da cobrança por parte da prefeitura de uma taxa elevada do feirantes, a qual até pouco tempo era simbólica no sentido de fomentar a”, relata Zé Roberto.

O candidato explicou que a Prefeitura tem um instrumento poderoso que pode ajudar todos os produtores da cidade, que é determinação de no mínimo 30% da merenda escolar sejam compradas diretamente de agricultores familiares, sem licitação. “Infelizmente os pequenos agricultores deixam de ter um apoio que poderia fortalecer a produção e a renda das famílias da agricultura familiar”, lamentou.

Dentro das propostas do candidato para o setor, está a criação de feiras livres, incluindo as feiras noturnas que serão ampliadas e revitalizadas, a implantação do cinturão verde em Palmas, incentivando o agricultor familiar a fim de garantir o abastecimento com produtos de melhor qualidade e menor preço e a criação, junto aos setores públicos e privados, do programa de acesso à alimentação saudável e adequada.

“Nossas propostas foram construídas após diálogo com os diversos setores da sociedade. O nosso plano de governo tem a cara da nossa cidade. Aqui estão as demandas, anseios e sonhos da população”, disse Zé Roberto.

Na ocasião, o feirante Arribamar Fernandes contou que um dos maiores problemas que precisa ser resolvido na feira é a sua infraestrutura, além da cobrança de taxas que é inviável e desrespeitosa por ser um espaço destinado aos agricultores. “Precisamos de um prefeito que tenha origem humilde, só assim ele vai conseguir olhar melhor para os nossos problemas”, pontuou.

Acompanharam o candidato a candidata a vice-prefeita Lúcia Viana e o candidato a vereador Fernando Coelho.