Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A 3º edição de 2016 do Fórum de Governadores do Brasil Central aconteceu em Palmas, no início de junho

A 3º edição de 2016 do Fórum de Governadores do Brasil Central aconteceu em Palmas, no início de junho Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas A 3º edição de 2016 do Fórum de Governadores do Brasil Central aconteceu em Palmas, no início de junho A 3º edição de 2016 do Fórum de Governadores do Brasil Central aconteceu em Palmas, no início de junho

O governador Marcelo Miranda participará, nessa sexta-feira, 19, da 4ª edição deste ano do Fórum de Governadores do Brasil Central, que será realizada na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o Governo do Tocantins apresentará o Projeto de Integração e Promoção do Turismo do Brasil Central, envolvendo os estados consorciados.

Antes de ser defendido no Fórum, o projeto será apresentado na reunião do Conselho de Administração do Consórcio, que ocorre nesta quinta-feira, 18, como parte da programação. Na pauta do encontro, em Bonito, temas como segurança pública, parcerias público-privadas, educação, infraestrutura, saúde, dentre outros.

Consórcio

O Fórum reúne chefes do Executivo dos estados da Região Centro-oeste (MS, MT, GO e Distrito Federal), além de Tocantins e Rondônia (do Norte do país), e acontece associado ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil, formado para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional.

Criado em setembro de 2015, o Consórcio segue a linha de associações horizontais formadas nos EUA e na Europa e, além do compartilhamento de soluções comuns, tem entre seus objetivos o reforço na representatividade política e a melhoria das articulações com o governo federal.

Na reunião que aconteceu em junho último, no Tocantins, por exemplo, os governadores firmaram um pacto para defender, perante o governo federal, uma única pauta em defesa do alongamento das dívidas dos Estados (PLP 257/2016).