Educação

Foto: Divulgação Jornada de simulação parlamentar em Brasília acontece em Brasília de 26 a 30 de setembro deste ano Jornada de simulação parlamentar em Brasília acontece em Brasília de 26 a 30 de setembro deste ano

Pablo Alves Borges, do Colégio Estadual de Itacajá, é o mais novo representante do Tocantins no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).  Em todo o País, 78 estudantes foram selecionados para participar da jornada de simulação parlamentar em Brasília, que acontece de 26 a 30 de setembro deste ano. O estudante levará à Capital Federal o seu projeto que dispõe sobre a instalação de placas solares nas escolas públicas federais e estaduais.

Foram finalistas no programa os estudantes: Adgda Cristina Mendes, do Centro de Ensino Médio (CEM) Florêncio Aires, de Porto Nacional; Jessilene Gomes Amador, da Escola Estadual Sampaio, de Sampaio do Tocantins; Renan da Silva de Freitas, da Escola Família Agrícola de Porto Nacional e Pablo Alves Borges, do Colégio Estadual de Itacajá.

O estudante comemorou a vitória e disse que é grande a expectativa que tem nos dias em que passará em Brasília. “Acordei cedo para ver o resultado. Aquilo [o resultado], para mim, foi algo surreal. Torci muito e me esforcei bastante para conseguir essa vaga. Foram dias pesquisando e vendo uma ideia inovadora, que pudesse se encaixar na proposta do PJB. Estou muito feliz”, disse.

PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.