Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação II Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas reúne 23 países, totalizando 350 participantes II Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas reúne 23 países, totalizando 350 participantes
  • Tocantins é representado pela secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, participa de reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), que acontece hoje, 31 de agosto, e amanhã, 1º de setembro, em Jalisco, no México. Simultaneamente, ocorre ainda a II Cúpula das Américas para Mudanças Climáticas, que reúne 23 países, um total de 350 participantes.

O governador de Jalisco, Jorge Aristóteles Sandoval Diaz, que presidirá a GCF em 2016, abriu o evento, que segundo Meire Carreira, é uma grande oportunidade de trocar experiências e estabelecer cooperações. “A nível regional e local é que estão as oportunidades de implementação de ações que venham contribuir com o combate da mudança do clima, e aqui se reúnem lideranças de governos de vários países que estão engajados em realizar políticas públicas voltados para a redução do desmatamento e o investimento em energias limpas”, ressalta.

Meire pontua ainda que “através da agenda ambiental o Governo do Tocantins está impulsionando acordos bilaterais para fazer frente às mudanças climáticas e essa reunião do GCF e a participação na Cúpula das Américas é um ambiente que favorece esses acordos e parcerias”.

Tocantins

O Governo do Tocantins tem estabelecido, por meio da Semarh, ações em prol do controle do desmatamento ilegal e geração de energias limpas. Entre estas ações, está o investimento na criação da Política Estadual de Serviços Ambientais e de Pagamentos por Serviços Ambientais e da Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado do Tocantins, que devem normatizar a gestão dos serviços ambientais e desta forma contribuir para o desmatamento, estimular a conservação dos ecossistemas e a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A implantação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), como ferramenta de controle do desmatamento, também é uma das ações que receberam investimento. O Tocantins já conta com mais de 50% de área cadastrada e continua trabalhando para aumentar este número.

Além destas ações, o Governo do Estado incentiva a geração e o uso de energia solar em áreas urbanas e rurais por meio da isenção do ICMS em 25% sobre a energia gerada sobre o sistema solar fotovoltaico. O incentivo ocorre por meio do Programa Pro Solar, gerido pela Semarh.