Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Imagem publicada nessa quarta-feira, 31, no Twitter de Kátia Abreu Imagem publicada nessa quarta-feira, 31, no Twitter de Kátia Abreu
  • Para Kátia Abreu, Dilma é honesta e não merecia o impeachment

O dia 31 de agosto foi marcado pela aprovação de impeachment contra a presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT). A senadora e ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu (PMDB/TO) é uma das maiores defensoras de Dilma e após o resultado no Senado, manifestou-se através de vídeo, afirmando que Dilma Rousseff é honesta e não merecia o impeachment. "Uma coisa é certa, praticamente quase todos discursaram na tribuna durante todos esses dias atestando que ela tinha cometido um crime de responsabilidade mas que era honesta, correta, que não desviou dinheiro público, que não levou vantagens indevidas. Graças a Deus a grande maioria reconhece que Dilma Rousseff é honesta. Eu tive e tenho a convicção que ela não cometeu crime, que não merecia o impeachment. Ela pode ter cometido erros, como todo governante comete", afirmou. 

Kátia Abreu ainda diz que os 11 milhões de desempregados hoje no Brasil não é responsabilidade apenas de Dilma Rousseff. Para a senadora, o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) foi o responsável por "piorar" o governo de Dilma. "Não é responsabilidade apenas da presidente Dilma, absolutamente. Ela tentou fazer os ajustes ela tentou votar no Congresso Nacional mas o senhor Eduardo Cunha, aquele que levou dinheiro para o exterior, aquele que roubou dinheiro público não deixou que as matérias importantes fosse votadas por vingança para que o governo ficasse cada vez pior, para que a população ficasse contra a presidente, para que o País ficasse um caos, para poder fazer o impeachment e que o golpe se instalasse", acusou. 

Mesmo com o impeachment, os senadores decidiram manter os direitos políticos de Dilma Rousseff. Para a senadora Kátia Abreu, foi uma vitória. "A maioria dos senadores entenderam que ela não podia perder os seus direitos políticos e nem o direito ao serviço público federal, estadual ou municipal. Isso significa que a presidente, se quiser, pode se candidatar, o que não acredito que ela queira se candidatar novamente a um outro cargo mas isso cabe a ela", afirmou. Kátia disse que Dilma poderá ser professora e trabalhar em Universidades. "Ela vai receber convites de universidades locais, aqui no Brasil, como universidades no exterior. Ela tem muita experiência e muito a que ensinar, principalmente, como diminuir a pobreza e a miséria no País, isso, com certeza, ela é doutora", frisou. 

Kátia disse ter muita gratidão por tudo que Dilma Rousseff fez ao agronegócio no País, aos produtores rurais e por ter dado a oportunidade de Kátia ser a primeira mulher ministra da Agricultura no Brasil. "Para mim foi um motivo de muito orgulho![...] Desejo a presidente Dilma muita luz, muita paz e um caminho de reconhecimento no futuro do quanto ela foi injustiçada", finalizou Kátia Abreu. 

Confira: