Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya As usinas hidrelétricas instaladas no Rio Tocantins voltaram a operar normalmente desde o dia 21 de agosto As usinas hidrelétricas instaladas no Rio Tocantins voltaram a operar normalmente desde o dia 21 de agosto

Os usuários das áreas de lazer formadas as margens do Rio Tocantins devem ficar atentos com o final da temporada de praia. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), preocupada com a segurança da população e turistas, informa que as operações das usinas hidrelétricas instaladas no Rio Tocantins voltaram a operar normalmente desde o dia 21 de agosto, o que provoca a flutuação do nível da água nos trechos abaixo dos reservatórios das usinas.

De acordo com a concessionária Investico S.A, os riscos são maiores nas praias formadas pelos bancos de areia aflorantes, principalmente em função da pouca incidência de chuva e, consequentemente, do baixo nível do rio, que tornam esses locais atrativos para o lazer mesmo depois da temporada.

“Pedimos às pessoas que buscam esses lugares de lazer para que fiquem atentas aos riscos do aumento repentino do nível das águas, o que pode surpreender os usuários que se instalam em pontos de difícil acesso e, consequentemente, de difícil evasão”, advertiu o superintende de Desenvolvimento turístico, James Possapp.

O alerta também serve para os proprietários de veículos que costumam estacionar as margens do rio e de instalações provisórias para acomodação e comercialização de produtos.

Por: Redação

Tags: James Possapp, Rio Tocantins