Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Único senador na comitiva do presidente Michel Temer (PMDB) em sua primeira missão internacional, além do presidente do Senado, Renan Calheiros, o senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) comemorou o sucesso do primeiro dia da viagem à China: “Ficou clara a guinada política e econômica do Brasil. Como bem frisou o presidente Temer, o fundamento central do novo governo é a responsabilidade. O recado foi certeiro: o Brasil virou a página. ”

Ataídes lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e que o estreitamento da cooperação entre os dois países é estratégico para a recuperação da economia nacional. Ele destacou os acordos na área de siderurgia, energia, aeronáutica e agricultura firmados em Xangai, onde a comitiva presidencial se reuniu com o prefeito Yang Wiong, com empresários brasileiros e chineses. Os contratos de investimentos podem superar R$ 10 bilhões, pela estimativa do Palácio do Planalto.

Responsabilidade fiscal

O presidente do PSDB/TO chamou atenção para o discurso feito nesta sexta-feira (2) pelo presidente Michel Temer durante o Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China, em Xangai.Temer destacou que já há sinais de recuperação dos indicadores econômicos no Brasil, ressaltou a melhoria das expectativas de empresários, especialistas e agentes financeiros e o compromisso do novo governo com a responsabilidade na política fiscal e monetária.  “Acabou o tempo da irresponsabilidade e da inconsequência. E essa é premissa básica para resgatarmos a credibilidade perdida no mercado internacional”, ponderou Ataídes.

De Xangai, a comitiva presidencial seguiu para a cidade de Hangzhou, onde acontecerá a Cúpula do G20, que reúne lideranças das principais economias do mundo. Depois de ser recebido em encontro bilateral pelo presidente chinês, Xi Jingping, Temer se reunirá, neste sábado (3) com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo. A cúpula acontece nos dias 4 e 5.