Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva Construído no ano de 2001, o Memorial Coluna Prestes foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer Construído no ano de 2001, o Memorial Coluna Prestes foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Museus, Memórias e Economia da Cultura será o tema da 10ª edição da semana “Primavera dos Museus”, evento nacional em que o museu Memorial Coluna Prestes está incluído. Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sempre no início da primavera, a semana - que este ano acontece de 19 a 25 deste mês de setembro -, tem por finalidade a realização de atividades que aproximem a comunidade de sua própria história, estimulando a reflexão, discussão e troca de experiências sobre o tema proposto.

A programação é aberta ao público em geral de forma gratuita, tendo início às 17 horas do próximo dia 19, no teatro de bolso do Memorial, com apresentação da Trupe da Cultura, seguida da palestra “Desenvolvimento da cultura nas comunidades de base”. A apresentação será feita pela consultora Sônia Korte, gestora nos segmentos de Arranjos Produtivos Locais (APLs), com vasta formação acadêmica e experiência em gestão social e empresarial e de mercado para exportação.

Programação

Após a abertura oficial da “Primavera dos Museus”, segue uma vasta programação cultural com visitas monitoradas no Memorial e apresentação de filmes sobre a História do Tocantins do dia 20 ao dia 23. Nos dias 23 e 24 estará aberta ao público a exposição de artes visuais “Olhar”, com obras de Edivan Ribeiro; feira de arte e artesanato e apresentações em palco aberto de artistas regionais, com produção da equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

Memorial

Construído no ano de 2001 – quando a própria capital, Palmas/TO ainda era um imenso canteiro de obras – o Memorial Coluna Prestes é um dos pontos turísticos da Capital e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é uma homenagem à passagem da chamada Coluna Prestes, movimento liderado por Luiz Carlos Prestes, pela região que, então, era o norte do estado de Goiás. Está localizado na Praça dos Girassóis, centro administrativo do Governo do Tocantins, e conta com um salão de exposições, auditório (teatro de bolso) com capacidade para 99 pessoas, salas de vídeo e de pesquisas e um considerável acervo documental relacionado a Luiz Carlos Prestes e o movimento que liderou.