Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro

A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro Foto: Maradona

Foto: Maradona A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro

A campanha nacional de multivacinação se inicia na próxima semana e, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde realiza a partir desta terça-feira, 13, reunião com técnicos de sala de vacina e enfermeiros dos 139 municípios para articular estratégias de busca ativa do maior número possível de crianças com cartão de vacinas atrasado. Em Palmas, a reunião acontece no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), às 8h30.

Participam representantes de 80 municípios do Centro-Sul do Estado. Outra reunião acontece simultaneamente em Araguaína para orientar os profissionais dos municípios da Região Norte do Tocantins.

Na ocasião, serão repassadas orientações sobre como a campanha será realizada em todo o Estado, sobre análise de cobertura vacinal e informações sobre algumas doenças.

Atualização vacinal

A campanha de multivacinação vai atender prioritariamente crianças com cartão de vacinas atrasado. Os grupos prioritários são crianças menores de cinco anos, crianças com 9 anos e adolescentes de dez a 14 anos.

A enfermeira da Gerência de Imunização do Estado, Greicy Rivello, explica que não há uma estimativa de quantas crianças devam ser vacinadas nesta campanha. “A campanha é voltada para atender aos menores de cinco anos com algum esquema vacinal atrasado. Sobre as meninas de 9 a 14 anos, o foco será iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra o HPV”, explica.

Ainda de acordo com a enfermeira, na reunião serão dadas as orientações para estimular a busca ativa pelas crianças com uma ou mais vacinas em atraso e orientar os pais sobre a importância do cumprimento das datas programadas e de reforços no cartão de vacinação.

Campanha

A campanha nacional de multivacinação acontece de 19 a 30 de setembro. Além disso, para os pais que não podem se deslocar até o posto de saúde com os filhos durante a semana, o sábado, 24, será o dia D da campanha, quando os postos funcionarão em todo o Estado das 8 às 17 horas. “Aos pais, nossa orientação é que levem seus filhos no posto de saúde mais próximo e apresentem o cartão de vacinas para verificar se a criança está com algum esquema atrasado”, reforçou Greicy Rivello.