Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Adilvan Nogueira

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, recepcionou na tarde dessa quinta-feira, 15, alunos/atletas que representarão o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Em 2016, a maior competição interescolar do Brasil será realizada entre os dias 20 e 29 de setembro, na cidade de João Pessoa – PB, para a categoria 12 a 14 anos. Ao todo, a delegação do Tocantins contará com 153 participantes, entre atletas e equipe técnica.

Na ocasião, foram recebidos na sede da Seduc as equipes de handebol do Centro Educacional Martinho Lutero (CEML Ulbra). De acordo com a professora Wanessa Sechim, a união entre esporte e educação é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

“Na vida temos perdas e ganhos, mas é possível vencer e aprender por meio de derrotas. O esporte nos ensina a superar obstáculos por meio de estratégias e isso pode ser usado na vida. A Secretaria da Educação apoia todas as iniciativas esportivas dentro das escolas. Espero que vocês tenham um bom desempenho e que possam trazer para o Tocantins, além de medalhas, a experiência vivida por vocês nessa importante competição nacional”, pontuou Wanessa Sechim.

Dos 153 membros da delegação tocantinense nesta etapa da competição, 130 são alunos que disputarão 12 modalidades esportivas individuais e coletivas, ambas nas categorias masculina e feminina. Nas arenas, piscinas, quadras, tatames, mesas e pistas de João Pessoa, os atletas competirão individualmente no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica, Natação, Judô, Tênis de Mesa e Xadrez. Já as modalidades coletivas envolvem o Basquetebol, o Futsal, o Handebol e o Voleibol.

Entre alunos e professores, a expectativa é grande para o início da competição. Juracy Júnior é o técnico das equipes masculina e feminina de Handebol e destacou que a ansiedade dos atletas é grande e que a equipe se preparou bastante para a competição.

“Os meninos são mais jovens, mas algumas das meninas já participaram dos jogos e a nossa expectativa é conseguir chegar às finais e, quem sabe, trazer uma medalha para casa”, destacou o professor.

Atletas e equipes do Tocantins que irão participar dos Jogos Escolares da Juventude se classificaram a partir dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e, com o alto nível das competições nacionais, os treinamentos foram intensificados. “Nós treinamos nas férias e aumentamos o ritmo para os Jogos. Nossa expectativa é muito grande”, reforçou Ana Cecília Novaes Barreto, atleta da equipe feminina de Handebol.

Jogos Escolares da Juventude

Maior competição interescolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem, anualmente, cerca de seis mil alunos/atletas de todo o Brasil, divididos em duas categorias: 12 a 14 anos (ensino fundamental) e 15 a 17 anos (ensino médio). Em 2016, ambas categorias serão disputadas em João Pessoa, capital paraibana.