Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) divulgou hoje, 16, o cronograma de ações para a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontecerá de 18 a 25 de setembro, em Palmas e nas 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A Campanha tem o intuito de mobilizar e promover ações conjuntas para a redução de acidentes de trânsito em todo o País.

O tema da SNT 2016 é Eu sou +1 por um trânsito mais seguro e dentre as ações do Detran estão blitz educativas com distribuição de materiais informativos e educativos sobre trânsito; palestras educativas nas escolas estaduais direcionadas a alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio, e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estão previstos, ainda, palestras educativas, peças teatrais; apresentação de fantoches; caminhadas no comércio local de cada município participante; visitas a órgãos públicos, bares, restaurantes e lanchonetes, além de simulação de acidentes de trânsito para conscientização.

A primeira ação irá acontecer em Palmas, na segunda-feira, 19, com apresentação de teatro na Escola Sávia Fernandes, para crianças de 4 a 8 anos, às 9h30; Parada Educativa no Instituto Ortopédico de Palmas (IOP), às 14 horas, para a comunidade em geral e encerra o dia com palestras na Escola Aurélio Buarque, no Aureny I, para alunos do EJA, às 19h30.

Calendário Teatro

A Semana Nacional de Trânsito se encerra, oficialmente, no dia 25 de setembro, contudo, o Detran vai estender as ações até o dia 11 de outubro com o Calendário Teatro com apresentação de peças teatrais na escolas.

Semana do Trânsito

A SNT é prevista na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - e deve ter uma abrangência nacional, mostrando a mudança de postura do governo com relação a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.