Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Memorial Coluna Prestes

Memorial Coluna Prestes Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior Memorial Coluna Prestes Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes dá início, a partir das 8 horas desta segunda-feira, 19, à semana Primavera dos Museus, que acontece em todo o Brasil em parceria entre estados e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão promotor do evento. A abertura oficial está prevista para as 16h30, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, com a presença de autoridades, estudantes e agentes culturais.

A seguir, haverá uma apresentação musical de servidores da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e logo após, será apresentada a palestra “Desenvolvimento Econômico da Cultura nas Comunidades de Base”. A palestrante será a consultora  Sônia Korte, gestora nos segmentos de Arranjos Produtivos Locais (APLs), com vasta formação acadêmica e experiência em gestão social e empresarial e de mercado para exportação. O evento é aberto ao público em geral, as visitas serão monitoradas e a entrada é franca durante toda a semana.

Memorial

Construído no ano de 2001 – quando a própria capital, Palmas, ainda era um imenso canteiro de obras – o Memorial Coluna Prestes foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é uma homenagem à passagem da chamada Coluna Prestes, movimento liderado por Luiz Carlos Prestes, pela região que, então, era o norte do Estado de Goiás. Está localizado na Praça dos Girassóis, centro administrativo do Governo do Tocantins, e conta com um salão de exposições, auditório (teatro de bolso) com capacidade para 99 pessoas, salas de vídeo e de pesquisas e um considerável acervo documental relacionado a Luiz Carlos Prestes e o movimento que liderou. É um dos pontos turísticos da Capital.

Programação

Dia 19

08h – Abertura para visitas monitoradas 

16:30 às 17:30 –Abertura oficial com presença de autoridades, estudantes e agentes culturais.

Apresentação Musical - Servidores da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes

Palestra - “Desenvolvimento Econômico da Cultura nas Comunidades de Base”.

Dias 20 a 25 

08h às 18h - Em horários programados haverá visitas monitoradas, feira de arte e artesanatos, exposição de artes plásticas, e apresentações culturais – palco aberto com artistas regionais.