Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação A escola se une com a comunidade para cuidar do rio A escola se une com a comunidade para cuidar do rio

Ao longo de 15 anos, a equipe do Colégio Estadual de Itacajá faz um acompanhamento do Rio Manoel Alves Pequeno, desenvolvendo várias ações com a participação de alunos e da comunidade. Na última sexta-feira, 16, a instituição de ensino promoveu um mutirão de limpeza no local e constatou que as pessoas estão mais conscientes quanto ao cuidado com o rio.

A diretora da escola, Klenes Pereira Santos Pinheiro, contou que o projeto teve início em 2001, e, nesse primeiro ano, foram recolhidas 12 caçambas de lixo. Já na ação realizada na sexta-feira, o lixo recolhido foi de apenas uma caçamba.  “Este é um resultado visível e, com isso, estamos constatando que a população e o aluno estão tendo mais atitude e consciência ambiental. Esse rio faz parte de nossa história, ele deu origem à cidade e, por isso, devemos cuidar de sua preservação”, frisou.

Outra constatação é que no início da execução do projeto, os alunos encontravam nas margens do rio materiais como sofás, eletrodomésticos e outros objetos descartados pela população. Agora, o lixo encontrado é formado basicamente por materiais descartáveis.

A orientadora educacional, Marília Soares de Sousa Porto, explicou que essa ação de acompanhamento do Rio Manoel Alves Pequeno é desenvolvida durante todo o ano e faz parte do Projeto Pedagógico da Escola (PPP). Ela explicou que são executadas ações de pesquisa, de estudo, de apresentação de palestras, de produções de textos e de paródias sobre o tema. A escola promove a culminância de todos os trabalhos desenvolvidos em sala de aula com os alunos. Neste ano, a culminância foi realizada no dia 15, e contou com uma palestra sobre a importância da preservação dos mananciais de água.

A ação de limpeza do rio contou com parcerias como o comércio local, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Prefeitura Municipal de Itacajá (por meio das secretarias de Educação, Juventude e Esportes, do Meio Ambiente e da Saúde), da Polícia Militar e do Grêmio Estudantil.

Para a estudante Raika Gama, 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, participar do mutirão faz com que os alunos valorizem mais as ações promovidas pela escola. “Esse projeto ajuda os moradores da cidade a cuidarem melhor do lixo e a se preocuparem com o rio. Outra ação que achei importante foi visitar as residências dos ribeirinhos que residem às margens do Manoel Alves Pequeno”, disse.