Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu participou nesta segunda-feira, 19, de seminário Aliança do Carneiro, realizado pelo Sebrae Tocantins e parceiros na cidade de Gurupi. O evento teve a participação, também, como palestrantes, o superintendente do Sebrae, Omar Henneman e do agrônomo Moisés Pinto Gomes, foi realizado auditório do Hotel Imperador.  Estiveram presentes ainda do prefeito de Aliança, José Rodrigues da Silva, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira, empresário Pedro Ferreira e o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni.

Cerca de 40 produtores do Estado participaram do encontro que contou, ainda, com uma mesa redonda. A escolha de Gurupi para sede do debate se deu em função da criação do Polo de Ovinocultura, localizado na cidade de Aliança, com um raio de abrangência de 200 km. Ali, está sendo construído um frigorífico para abate de carneiros, com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, viabilizados pela senadora Kátia Abreu.  Os recursos também se destinam à implantação de uma fábrica de ração.

Para a senadora Kátia Abreu duas atividades do Estado ela sempre pensou em incentivar: a piscicultura e a ovinocaprinocultura. “Somos importadores de ovinos, apesar de termos muitos produtores e terra para a atividade”, disse a Senadora.  A parlamentar, para tanto, colocou emendas para a construção do frigorífico de ovinocultura em Aliança. O projeto já recebeu demonstração de interesse de empresários sauditas, que querem comprar o produto produzido no Estado.

“Fizemos um plano de negócios, um projeto, e entregamos ao Sebrae”. Segundo ela, o projeto é da iniciativa privada e não tem qualquer participação do poder público. “Não vai ter qualquer interferência”, disse a Senadora, refutando iniciativas do governo de dar rumo ao projeto, sob tutela do Ruraltins. “Qualquer um será bem-vindo mas quem decide os rumos são os produtores”, ressaltou a parlamentar.  "Não estamos excluindo o poder público mas os protagonistas aqui são os produtores", disse.