Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Tharson Lopes Aula prática de disparo à arma de fogo no Curso de Formação do Concurso da Polícia Civil Aula prática de disparo à arma de fogo no Curso de Formação do Concurso da Polícia Civil

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Academia de Polícia Civil do Tocantins (Acadepol), iniciou nessa terça-feira, 19, a aula prática da disciplina manuseios e técnicas de disparo à arma de fogo para os alunos aprovados no Curso de Formação profissional do Concurso da Polícia Civil. Ao todo, 40 alunos que concorrem a vagas no cargo de Perito Criminal participam desta aula, que acontece no Clube de Tiro Esportivo e Caça de Palmas.

Durante toda manhã os alunos participaram do treinamento, e no período da tarde serão avaliados pela equipe de agentes do Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil (GOTE), que os acompanham durante toda aula prática. “Os instrutores do GOTE ensinam e orientam os alunos a efetuarem o disparo e usar a arma de fogo corretamente”, afirma o delegado do GOTE, Rildo Barreira.

De acordo com o diretor da Acadepol, delegado Marcelo Falcão, os alunos já tiveram toda instrução teórica na sala de aula. “Agora, eles participam do treinamento e da prova prática, atirando, inicialmente, em alvos a 3 metros, depois a 5 metros, além de praticarem todas as demais técnicas iniciais de tiro. Ao final, será aplicada uma prova, na qual os alunos terão que efetuar 10 disparos em um alvo humanóide e acertar 6 disparos dentro da área do garrafão”, completa o delegado Marcelo.

Ainda segundo o delegado, todos os 222 alunos que estão fazendo o Curso de Formação Profissional passarão por essas aulas práticas, até o final do mês de outubro.

Sobre o Curso de Formação

O Curso de Formação Profissional do Concurso da Polícia Civil do Tocantins para os aprovados nos cargos de Delegado de Polícia, Médico Legista e Perito Criminal iniciou no último dia 12 de setembro. Ele ocorre em 45 dias no regime semi-internato, com aulas no período integral, em seis dias por semana, além de disciplinas que serão ofertadas por meio da Educação a Distância (EaD).

Ao todo, 222 candidatos – sendo 126 dos cargos de Delegado de Polícia, 80 de Perito Criminal e 13 de Médico Legista - irão participar desta etapa, que tem caráter eliminatório e classificatório.