Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para o presidente da CUT Tocantins, José Roque Santiago, a Central não se omitirá

Para o presidente da CUT Tocantins, José Roque Santiago, a Central não se omitirá Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para o presidente da CUT Tocantins, José Roque Santiago, a Central não se omitirá Para o presidente da CUT Tocantins, José Roque Santiago, a Central não se omitirá

Centrais sindicais e movimentos sociais realizam hoje, 22 de setembro, em todo o Brasil o Dia Nacional de Mobilização em protesto contra o governo do presidente Michel Temer e pela garantia de direitos. Em Palmas/TO, o manifesto com passeatas será com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Frente Brasil Popular, Frente Brasil Sem Medo, entre outros movimentos. 

O ato público inicia às 16 horas na Avenida JK, com concentração próxima ao Colégio São Francisco, em Palmas. 

De acordo com informações repassadas pela CUT Tocantins, as centrais sindicais são contra a PEC 241 que congela o piso salarial, o PLP 257 que limita os planos de carreira, o PL 4567 que desvincula os royalties do petróleo para a educação e saúde, a reforma da previdência, que acaba com a aposentadoria especial, a terceirização e o aumento da jornada de trabalho, etc.

Segundo a Central, o governo que se instalou no País "de forma antidemocrática defende jornada de 12 horas diárias, apoia a terceirização sem limites, contratos de trabalho em que a negociação com o patrão, muitas vezes a parte mais forte, seja mais importante que a lei, além de mais tempo de trabalho para poder se aposentar", segundo a CUT/TO. 

Para o presidente da CUT Tocantins, José Roque Santiago, o momento é de união. “Precisamos nos unir pela defesa dos direitos dos trabalhadores tão duramente conquistados. Não podemos ficar assistindo este retrocesso de braços cruzados, ou a gente vai pra rua se manifestar ou vamos pagar pra ver. A CUT não se omitirá desta defesa, nós estamos na luta”, disse José Roque.

“Esse dia 22 será fundamental para acordamos quem ainda não entendeu que o golpe é contra o povo que avançou em direitos e conquistas na última década”, defende o presidente da CUT Nacional,Vagner Freitas.