Campo

Foto: Divulgação Cerca de 70 produtores e donos de laticínios devem participar do Workshop da Pecuária de Leite Cerca de 70 produtores e donos de laticínios devem participar do Workshop da Pecuária de Leite

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participam na segunda-feira (26), do Workshop da Pecuária de Leite. O evento, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), acontecerá na Câmara Municipal de Colméia, a partir das 18 horas. 

Cerca de 70 produtores e donos de laticínios devem participar do evento que traz palestras sobre o Impacto do melhoramento genético na produção de leite; “Manejo nutricional em vacas de leite” e  “Programa Leite Mais Saudável”.

De acordo com o chefe do escritório local do Ruraltins, o médico veterinário Gleison  Ribeiro de Araújo, responsável pela mobilização dos produtores, 80% dos agricultores da região estão envolvidos com a atividade leiteira, que conta com 4 laticínios e um rebanho de 84 mil cabeças, sendo em torno de 70% com aptidão leiteira. “Acredito que esse encontro chega pra melhorar e qualificar essa cadeia produtiva que tem grande importância econômica para os produtores”, avaliou.

O médico veterinário destaca ainda que Colméia faz parte da região noroeste do Estado, onde a bacia leiteira formada pelos municípios de Guaraí, Itaporã, Pequizeiro, Goianorte, Dois Irmãos, Couto Magalhães, Juarina e Bernardo Sayão, responde por 28% da produção de leite do Estado, que alcança 280 milhões de litros por ano.

Realização

O Workshop da Pecuária de Leite é uma realização do Governo do Tocantins em parceria com as empresas Alta Genetics e Phostins Nutrição Animal, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Câmara Municipal de Colmeia, Câmara Setorial do Leite e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Programação

18h15 - Abertura

18h15 às 19h – Palestra “Impacto do melhoramento genético na produção de leite” – Palestrante: médico veterinário e consultor da empresa Alta Genetics, Reginaldo dos Santos.

19h às 19h40 – Palestra “Manejo nutricional em vacas de leite” – Palestrante: Zootecnista e especialista em produção de ruminantes, e gerente geral da Phostins Nutrição Animal, Leidiane de Paula.

19h40 às 20h20 – Palestra: “Programa Leite mais saudável – Decreto 8.533 de 20/09/2015” – Palestrante: Médico Veterinário e auditor fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Luis  Felipe Lopes da Conceição.

20h20 às 20h40 – Discussões e Encerramento.