Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com o apoio do Governo Estadual, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas realiza, nos próximos dias 9 a 11, o I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (I ECOB TO). A abertura do evento será no domingo,9, no auditório da Unitins, na 108 sul, onde acontecem as palestras e discussões.

O destaque da programação fica por conta da palestra magna “O Estado da arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, os Comitês de Bacias Hidrográficas e os 20 anos de ‘Leis das Águas”, ministrada pelo coordenador de Instancias Colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) da Agência Nacional de Águas (ANA), no dia 9, às 20h.

De acordo com a titular da pasta, Meire Carreira, os eixos mais relevantes apontados são o fortalecimento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos e articulação dos Comitês, “para a melhoria do planejamento e das ações de conservação da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia”.  Meire reforça que o evento é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos Comitês. “O papel deles é ir além da descentralização administrativa, com o objetivo de promover a cidadania, por meio da democratização dos dados, ao estímulo à educação ambiental e a preservação das águas”, ressaltou a gestora.

O I ECOB TO 2016 é resultado da articulação realizada entre o Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, os Comitês de Bacias do Estado e as instituições atuantes na área de recursos hídricos, contando com o apoio institucional da Semarh, O Instituto Ecológica e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O Encontro traz como tema “A Gestão das águas no Tocantins: Avanços e Desafios - 20 anos da Lei das Águas”. Segundo os organizadores, discutir os cenários atuais, bem como os desafios e possibilidades na gestão das águas na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia constitui-se em foco central do evento.

Comitês

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados, integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, compostos por representantes do setor público, da sociedade civil e dos usuários de água, cujo objetivo é garantir a gestão participativa, integrada e descentralizada da água.

Inscrições

Os interessados podem realizar a inscrição por meio do site: http://www.cbhto.com.br/