Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O espetáculo palmense “Um Ator”, de Marcial Asevedo, se apresentará em sessão única nesta próxima sexta-feira, 7, no Teatro Universitário de Fortaleza, no Estado de Ceará. O espetáculo discute os caminhos para a formação do ator e já foi apresentado em Uberlândia/MG, Gurupi, Jundiaí/SP, Manaus/AM, São Paulo/SP e Palmas/TO – onde fez quatro apresentações até agora.

Marcial Asevedo, ator e idealizador da peça, é professor do curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins. Sua busca cênica por um ator expressivo o levou a uma pesquisa a respeito da corporeidade festiva em relação a práticas xamânicas para expressão do inconsciente pessoal. Além do espetáculo, Marcial vai ministrar uma oficina sobre sua proposta de formação para o ator. Essa oficina já foi realizada duas vezes em Palmas, atraindo novos atores e novas experimentações para o teatro local.

O solo “Um Ator” foi desenvolvido como uma “aula-espetáculo” onde o ator-professor conta sobre seus medos para tentar justificar escolhas pedagógicas e apresenta uma cena dramática quase como uma afronta aos limites do pensamento contemporâneo. Além de Fortaleza, o espetáculo tem apresentações marcadas em Belém do Pará.