Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 17 de setembro de 2022, sábado, às 20h tem programação especial em Taquaruçu, o espetáculo “Eu vou morrer no Brasil” se apresenta no Centro Cultural Circo Os Kaco. Uma peça de teatro contemporâneo, em que alguns estilos são usados em cena tais como dança, performance e teatro de revista. O espetáculo é resultado de um processo artístico-pedagógico dentro das disciplinas de montagem do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins, em que o foco central é o entendimento na prática das diversas funções necessárias para a criação cênica.

“A peça ‘Eu vou morrer no Brasil’ nos confronta um sentimento coletivo de cicatrizes, aromas e lembranças. Um espetáculo de valor simbólico e coletivo onde sentimos e ressentimos um visual poético em contraste com nossas vivências atuais. Viabilizar um projeto como esse, fomentado dentro da Universidade Federal do Tocantins, pelo professor e diretor Marcial Asevedo nos proporciona perdurar em um processo que foi criado e vivido em sala de aula. Fazendo com que esse exercício acadêmico tenha um ciclo de retorno à comunidade”, afirma Arthur Paião, operador de som e apoio técnico.

A peça discute questões políticas que ainda precisam de solução no nosso país, com muita irreverência e ludicidade, tão características do fazer teatral. Usando-se de expressão corporal, jogo, música, canto, textos dramáticos e poéticos, o trabalho busca instigar a reflexão da plateia de problemas como o atraso das instituições de poder, feminismo, crise econômica, isolamento e a desvalorização da nossa cultura. Tudo de uma forma ágil e cheia de surpresas estéticas, trazendo a ironia e a poesia como "armas quentes" para uma possível felicidade nacional.