Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Servidores públicos em greve no Tocantins - da Saúde, Educação, Quadro Geral - realizaram caminhada na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, em Palmas. De acordo com informações repassadas ao Conexão Tocantins pela assessoria de imprensa do Sindicato em Trabalhadores em Saúde (Sintras), o ato começou em frente do Colégio São Francisco, seguiu pela JK, para o Palácio Araguaia e Assembleia Legislativa.  

Participaram da caminhada servidores de Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Miracema. Eles estavam com faixas cobrando o pagamento da data-base e muitos deles estavam vestidos de vermelho, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) ou Sintras. Servidores também realizaram manifesto em Araguaína. 

Os servidores públicos do Tocantins estão em greve desde o dia 9 de agosto.  O Governo do Estado apresentou proposta em setembro, no entanto, a proposta não agradou as categorias de servidores em greve e o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares (Musme) protocolou contraproposta para pagamento de 50% da data-base de 2016 já neste mês de outubro. O Governo não se manifestou até então. 

A proposta formulada pelo Musme com base nas sugestões dos servidores foi a seguinte: 1) implementar 50% do índice da data-base 2016, na folha de pagamento de outubro de 2016; 2) implementar os outros 50% do índice da data-base 2016, na folha de pagamento de janeiro de 2017; 3) pagar os retroativos da data-base 2015, no exercício de 2017, iniciando na folha de janeiro; 4) pagar os retroativos da data-base 2016, no exercício de 2017, iniciando na folha de janeiro.