Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma itinerância nacional para promover a literatura escondida na imensa regionalização brasileira. Essa é a proposta do Pé de Página: Circuito Sesc de Literaturas, que o Sesc Tocantins recebe a partir desta quinta-feira, 13, seguindo nos dias 15, 17 e 19 de outubro. O Circuito, que tem dois escritores e um mediador local, envolve literatos dos cinco estados participantes, quais sejam: Sergipe, Alagoas, Ceará, Piauí e Tocantins. E acontece simultaneamente nas mesmas datas em todos os estados participantes. Os escritores representantes do Tocantins são Pedro Tierra, na poesia, e Osmar Casagrande, na prosa. Eles passarão primeiramente por Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Parnaíba (PI). A entrada é franca.

A programação inicia-se hoje com “Diálogos poéticos” com Ithalo Furtado e Adriano Lobão (PI), no Foyer do Teatro Sesc, às 19h. No dia 15, é a vez de “Entre Brasil e Luanda, o Atlântico: identidades, memórias, pertencimento”, com Geraldo Amâncio e Manuel Casqueiro (CE), na sede da Academia Palmense de Letras (APL), na Casa de Cultura do Parque Cesamar, também a partir das 19h. No dia 17, “Da lira a outros ruídos: literatura em verso e prosa”, com Nilton Resende e Bruno Ribeiro (AL), no cinema do Centro de Atividades Sesc Palmas da 502 Norte. E, no dia 19, “Literatura Infantil: palavra simples, palavra bem executada”, com G Aguiar (SE), também no cinema do CA Sesc. Todas as atividades se iniciam às 19h.  o mediador das mesas literárias será o poeta e escritor tocantinense,  Paulo Aires Marinho.

Sobre o Circuito

Pé de Página- Circuito Sesc de Literaturas é um projeto voltado para promover, por meio de uma itinerância em âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira. Em curadoria realizada com os Departamentos Regionais do Sesc, foram selecionados autores representativos, cujas obras possuam qualidade para serem promovidas em outras localidades. Esses autores participarão de mesas de debates em todos os Regionais participantes do circuito, levando suas obras para fora de seu ambiente local. A composição das mesas será feita preferencialmente com autores de Regionais distintos para que haja uma troca maior de experiências e ideias entre autores e público. A exemplo de outros circuitos já existentes no Sesc, como o Palco Giratório em Artes Cênicas, e o Sonora Brasil em Música, o projeto Pé de Página irá estimular o intercâmbio na rica produção literária brasileira contemporânea. Cada grupo é composto de dois escritores e um mediador local.