Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Conexão Tocantins O ato deve acontecer no hall da biblioteca da UFT, câmpus Palmas O ato deve acontecer no hall da biblioteca da UFT, câmpus Palmas
  • Panfleto informa o porquê da contrariedade à PEC

Estudantes organizam ato contra a Pec 241 para a próxima segunda-feira, 17, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O protesto que tem o objetivo de pressionar durante todo o dia os deputados federais do Tocantins para que votem contra a PEC, tem previsão de início às 9 horas. 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos. Na próxima segunda-feira deve acontecer a segunda votação da PEC que foi aprovada em primeiro turno, no dia 10, por 366 a 111 votos e duas abstenções. 

Estudantes na UFT estão indo de sala em sala entregando panfletos informando o porquê da contrariedade à PEC. No panfleto é informado que a PEC 241 além de condenar a população mais pobre e vulnerável a ter serviços de péssima qualidade, ainda irá piorá-los e ainda que, a Universidade Federal do Tocantins já sofre com cortes e que com a aprovação da PEC serão menos verbas para a construção de blocos, salas de aula, laboratórios, bolsas de pesquisa, extensão e permanência. "O objetivo é tirar de nós o pouco que temos para satisfazer as vontades do mercado. É aumentar a taxa de desemprego para nos obrigar a aceitar salários menores. É colocar preço nos nossos direitos. Não vamos aceitar!", informam no panfleto. 

Na rede social Facebook, foi criada uma página contra a PEC 241. "É de extrema importância a participação de todos. Caso seja aprovada essa PEC inviabilizará as Universidades e Institutos Federais, irá sucatear o SUS e acabar com a precedência social. É a PEC do fim dos direitos sociais", de acordo com informação da página.