Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entidades empresariais reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 26, com o secretário Estadual da Fazenda do Tocantins, Paulo Antenor, no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, com a presença do deputado estadual, Eli Borges. Na pauta, apresentaram reivindicações dos empresários de todo o Estado.

Os representantes das entidades pediram a suspensão dos processos de denegação de notas fiscais das empresas devedoras e dos protestos de devedores, a manutenção dos termos aprovados para o Mutirão de Negociações Fiscais, a criação de um departamento de atendimento direto ao contribuinte na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e, por último, a implementação de estudo para o fim do sub-limite do Simples Nacional. Foi solicitado ainda que tais ações sejam implementadas e mantidas até o final do prazo de adesão, por parte dos empresários, ao Mutirão de Negociações.

O secretário da Fazenda se comprometeu de dar respostas as reivindicações, até o fim da semana, para que a classe empresarial possa adequar à nova realidade do Estado. A reunião foi solicitada pelas entidades depois que a Sefaz bloqueou a emissão de notas fiscais e iniciou as intimações de protestos das empresas que devem ao Governo do Estado. “Em um só momento, a classe empresarial, os representantes da Assembleia Legislativa e o Poder Executivo puderam falar e ouvir. Os três entenderam o momento que estamos passando e a Sefaz demonstrou total interesse em fazer parte do processo de retomada do crescimento econômico do Estado, para os patamares de anos anteriores”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Kariello Coelho.

Participaram da reunião, as seguintes entidades: Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Associação Tocantinense de Supermercados (ATOS), Fecomércio, Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Tocantins (ADAT), Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato das Empresas de Contabilidade do Tocantins (Sescap).