Cultura

Foto: Thiago Sá

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), torna público o edital de chamamento com os critérios para a participação de artesãos na 27ª Feira Nacional de Artesanato, a ser realizada de 6 a 11 de dezembro, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Em parceria com a Seden, o Sebrae Tocantins irá custear as despesas com passagens aéreas ou rodoviárias de ida e volta, além dos uniformes do evento.

O edital tem como objetivo selecionar 10 artesãos, com suas respectivas produções, para a ocupação de um espaço coletivo, bem como a divulgação e comercialização de produtos artesanais confeccionados por artesãos do Estado do Tocantins na Feira Nacional de Artesanato. De acordo com o edital, das 10 vagas disponíveis quatro são para artesãos individuais ou microempreendedores individuais (MEIs) e seis são destinadas para entidades representativas, sendo que, destas seis vagas, duas são reservadas para artesãos de instituições de comunidades indígenas e as outras quatro para entidades que representam artesãos com tipologias variadas.

Para concorrer, artesãos individuais e associações devem estar devidamente cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Segundo a superintendente de cultura da Seden, Noraney de Castro, “as inscrições poderão ser realizadas no período de 16 a 18 de novembro, presencialmente ou por e-mail institucional, obedecendo aos prazos estabelecidos no edital”. Para inscrições presenciais, os interessados devem se dirigir à Seden no período de 8h às 18h e se optar pela inscrição por email, o artesão deve enviar a ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital por meio do endereço eletrônico: artesanato@cultura.to.gov.br.

A Feira Nacional de Artesanato

A Feira Nacional de Artesanato surgiu em 1989 e hoje é considerada a maior da América Latina. Realizado anualmente no maior centro de convenções de Minas Gerais: o Expominas, o evento é organizado pelo Instituto Centro CAPE e faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além de estar classificado como evento cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Mais informações, no site: www.feiranacionaldeartesanato.com.br

Confira abaixo a Ficha de Inscrição, demais formulários, e o Edital de Chamamento Público Nº 002/2016 da 27ª Feira Nacional de Artesanato. O edital também estará disponível no Diário Oficial desta sexta-feira, 11, para mais informações no site do governo: www.diariooficial.to.gov.br