Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Miller Freitas

"Vocês alimentam o nosso sonho de ter um sistema penitenciário eficiente e que atenda a legislação e que, principalmente, consiga proporcionar a reinserção social e diminuição dos índices de reincidência", assim a secretária Estadual de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, iniciou a aula inaugural do curso de Formação do Concurso para provimento das vagas do Sistema Penitenciário do Governo do Tocantins que aconteceu na noite dessa terça-feira, 15, em Palmas, no salão de eventos Crystal Hall.

Já a vice-governadora, Claudia Lelis, representou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e destacou o mérito pessoal de cada um dos candidatos aprovados na primeira fase e que estão matriculados no curso de formação. "Cada um de vocês aqui dedicou horas de estudo, investiram recursos financeiros e tempo para estarem sentados, hoje, nessas cadeiras, em um momento de grande importância para a carreira profissional de cada um. Tenham certeza que vocês serão de extrema importância para o sistema penitenciário do Estado do Tocantins".

A vice-governadora destacou ainda, que apesar dos cortes, o certame da Secretaria de Cidadania e Justiça está mantido e que em breve, após a homologação, ocorrerá a posse dos aprovados no concurso. 

Como parte da programação da aula inaugural os alunos assistiram a palestra “Sinergia e Formação de Equipes Boas Práticas do Sistema Penitenciário de Santa Catarina e Os velhos e os Novos Desafios do Sistema Penitenciário Brasileiro” com Leandro Antônio Soares Lima, agente penitenciário há 28 anos e Secretário Adjunto de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, que fez um panorama sobre o sistema penitenciário brasileiro e destacou que além das atribuições formais do cargo o servidor que trabalha no Sistema Prisional tem a função de "resignificar o sistema penitenciário e buscar motivação para desempenhar suas atividades".

Após a palestra também aconteceu uma mesa redonda sobre o Sistema Penitenciário mediada pelo subsecretário Estadual de Cidadania e Justiça, Hélio Pereira Marques, com participação do secretário Adjunto de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, bem como do comandante da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel Glauber Rocha,  do professor da Universidade Federal do Tocantins  (UFT), André Luíz Augusto da Silva, e do gerente de Inteligência da Seciju, Renato Mendes.

O presidente da Comissão dos Aprovados na Primeira Etapa do Concurso, Abraão Rezende, falou sobre o sentimento de ver 844 alunos participando da aula inaugural e como pretendem contribuir com a política penitenciária tocantinense. "É um alívio, mesmo sabendo que ainda não acabou. Queríamos muito que a segunda etapa fosse iniciada, com condições para que houvesse essa capacitação plena dos candidatos, e em breve poder estar prestando esse trabalho que é tão essencial para o nosso Estado, garantindo a execução penal de forma plena e trabalhando pela ressocialização e reintegração das pessoas privadas de liberdade à sociedade", explica.

Curso de Formação

Sob responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da sua Comissão Permanente de Seleção (Copese), o curso de formação será direcionado aos 844 candidatos aprovados do Sistema Penitenciário e acontece do dia 15 de novembro ao dia 15 de dezembro no câmpus instituição de ensino também na Capital. A aplicação da prova objetiva, após o curso, está prevista para o dia 18 de dezembro e o resultado final divulgado ainda no dia 23 do mesmo mês.

Socioeducativo

A formação para os 448 candidatos do Sistema Socioeducativo acontecerá do dia 15 de janeiro ao dia 15 de fevereiro de 2017, com aplicação da prova objetiva prevista para 19 de fevereiro e resultado final em 15 de março.