Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Projeto Cerrado Jalapão será estendido no Tocantins, por meio de Cooperação Técnica com entidade Alemã

Projeto Cerrado Jalapão será estendido no Tocantins, por meio de Cooperação Técnica com entidade Alemã Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins Projeto Cerrado Jalapão será estendido no Tocantins, por meio de Cooperação Técnica com entidade Alemã Projeto Cerrado Jalapão será estendido no Tocantins, por meio de Cooperação Técnica com entidade Alemã

Para fortalecer as atividades desenvolvidas por meio do Projeto Cerrado-Jalapão, a Secretaria do Meio e Recursos Hídricos (Semarh) elaborou novas ações para a Prorrogação da Cooperação Técnica entre o órgão estadual e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) que serão apresentadas durante a reunião do Plano Operacional Anual (POA) da entidade Alemã. O encontro ocorre nos próximos dias 24 e 25, no auditório do Palacinho, em Palmas.

O POA é um instrumento que busca garantir a execução do Projeto Cerrado-Jalapão e a oficina tem o objetivo principal de realizar o balanço das ações realizadas em 2016 e definir as estratégias para 2017.

De acordo com a proposta para o próximo ano as ações serão voltadas para a capacitação com foco na criação de curso de especialização no Manejo Integrado de Adaptativo do Fogo (MIF) e o desenvolvimento e adaptação de metodologias para a quantificação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) e quantificação das emissões do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) com as atividades do MIF. O objetivo é qualificar os diversos profissionais ligados ao tema para que estejam treinados, capacitados e familiarizados com as ferramentas a serem utilizadas, desde atividades que envolvam o sensoriamento remoto até atividades de campo.

O diretor de Gestão Ambiental da Semarh, Rubens Brito, explicou que o projeto foi baseado na importância da capacitação dos diversos técnicos de áreas ligadas ao meio ambiente, por meio do incremento do conhecimento teórico do tema baseado em dados técnicos. “A natureza é dinâmica e precisamos fomentar atualizações constantes de conhecimento”, finalizou.

Além da Semarh, participam da reunião do POA o Ruraltins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Ibama/PrevFogo, ICMBio e INPE.

Projeto

O Projeto Cerrado-Jalapão conta com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e com a Cooperação Financeira Alemã por meio do Banco Alemão para o Desenvolvimento (KfW).