Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira O baile de debutantes também foi representado pela companhia tocantinense O baile de debutantes também foi representado pela companhia tocantinense
  • A tradicional festa junina foi uma das comemorações apresentadas com graciosidade
  • As festividades como o réveillon e o Natal também foram lembradas
  • A titular da Seduc, professora Wanessa Sechim, (ao centro) prestigiou o evento

Inspirado nas comemorações que marcam a vida das pessoas, como aniversários, casamentos, natal e réveillon, o espetáculo de fim de ano do Balé Popular do Tocantins, com o tema “Entre nessa festa!”, surpreendeu o público que lotou o auditório do Sesc Palmas, na noite da quarta-feira, 30. Os bailarinos do projeto do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), mostraram muito talento e desenvoltura no palco.

A titular da pasta, professora Wanessa Sechim, prestigiou o segundo dia da apresentação e disse estar maravilhada com a companhia. “Para a Seduc é uma honra fazer investimentos  em projetos tão bons como esse. 

O espetáculo foi magnífico e  com uma performance maravilhosa dos alunos. Em nome do Governo do Estado só temos a agradecer aos professores, que durante todo  o ano ensaiaram com essas crianças e esses jovens e às famílias que acreditaram no projeto, se envolveram junto com os filhos e hoje vemos o resultado desse trabalho”, enfatizou. 

O espetáculo, que traz coreografias de Jazz Dance e Ballet Clássico, é dirigido pelos professores, Márcia Regina Sommer, Jefferson Marques e Cristiane Freire, que ministram as aulas de dança aos alunos do Balé Popular do Tocantins. 

Entre nesta festa!

Logo no início da apresentação, o público foi convidado a recordar os bailes de máscaras e os dos anos 60 com muita animação e passos executados com perfeição. As tradicionais festas juninas também foram lembradas com muito talento pelos dançarinos. As pequeninas da turma do Baby Class encantaram o público representando uma noite do pijama, evento que marca a vida escolar de muita gente. 

Já que o espetáculo destaca comemorações, a maior festa do Brasil, o carnaval, não poderia ficar de fora. Embaladas pelas marchinhas carnavalescas, as bailarinas tocantinenses mostraram que têm muito samba no pé. Ainda teve festa de debutante, casamento e muitas outras celebrações como as festividades do Natal e réveillon.  

Quem foi conferir o espetáculo se surpreendeu com o talento e desempenho dos dançarinos. Gleice Kely, garantiu um lugar na primeira fila e mal piscava os olhos para não perder nenhum passo. “Eu estou realmente encantada. Não imaginava que houvesse um balé de tanta qualidade aqui em Palmas. Não sei nem dizer o que achei mais bonito, se a dança, o figurino,  ou a produção. Estava tudo impecável. Valeu muito a pena ter vindo”, avaliou.

Geylson Galvão Sales, pai da bailarina Amanda Sales, de 13 anos, não conseguia esconder o contentamento e orgulho. “Este foi um verdadeiro espetáculo. Estamos muito felizes com a participação da nossa filha nessa ação educativa, cultural e de integração social. Uma iniciativa louvável que, além de valorizar a beleza da dança, ensina outros valores aos alunos, como a disciplina. Depois que a Amanda passou a fazer parte do Balé temos visto uma transformação que tem refletido positivamente na vida dela em diversos aspectos”, ressaltou.  Estamos muito felizes com a participação da nossa filha nessa ação educativa, cultural e de integração social.

O Balé

Neste ano, estão sendo beneficiadas pela iniciativa do governo estadual 75 jovens e crianças de Palmas. Eles têm aulas gratuitas de dança que acontecem no Colégio da Polícia Militar. 

Além de se apresentar dentro do Estado, a companhia de dança também representa o Tocantins em eventos, festivais e mostras nacionais. O projeto tem como objetivos ampliar o repertório de movimentos e, consequentemente, a consciência corporal dos alunos, valorizar talentos e fomentar a dança no âmbito estadual. 

A estudante do Centro de Ensino Médio Tiradentes, Maria Eduarda Dorini, de 15 anos, é uma das integrantes do Balé que, segundo ela, tem sido uma experiência sem precedentes. “Sempre tive vontade de participar, mas não tinha a oportunidade. Quando a chance apareceu eu não deixei escapar e tem sido muito melhor do que eu imaginava. Fazer parte dessa companhia é indescritível. O que tenho vivenciado no Balé durante este ano me fez concluir que não quero deixar de dançar nunca mais”, revela. 

Sessão Extra

O sucesso do espetáculo deste ano foi tamanho que os ingressos para todas as apresentações foram esgotados. Para atender o público, nesta quinta-feira, 1º, último dia de exibição, além da sessão das 20h, haverá uma sessão extra às 18h30. 

“Isso nos deixa muito lisonjeados, pois mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido com muito empenho pela equipe e dedicação do alunos da companhia”, frisa o professor e diretor do espetáculo, Jefferson Marques.