Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) apresentou nesta quarta-feira, 7, durante Sessão Ordinária Especial em homenagem à Miracema, 1ª Capital do Estado, três solicitações para beneficiar o município e região. 

A primeira e a segunda pedem, respectivamente, a duplicação da Rodovia TO-010, que liga Palmas à Ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, em Lajeado, e a duplicação do trecho da TO-010, que liga Lajeado à Miracema.

Já a terceira diz respeito à iluminação do trecho da TO-010, que liga Palmas a Miracema, com o intuito de beneficiar os diversos chacareiros e motoristas que transitam pela da região. Para Valderez, essas solicitações vêm a atender essa parcela da sociedade tocantinense, como também são formas de atender o município de Miracema, a primeira Capital do Estado. 

“Colocamos emendas de remanejamento de recursos na Lei Orçamentária Anual para que esses pedidos possam sair do papel. É muito importante pensarmos nos produtores, chacareiros e demais transeuntes que diariamente passam pelo trecho que Miranorte, Miracema, Lajeado, Palmas. Assim podemos diminuir os acidentes, e promover mais qualidade no trânsito da região”, afirmou.

A solenidade é uma homenagem pelo fato de, no dia 7 de dezembro de 1988, Miracema ter sido escolhida para ser Capital Provisória do Estado do Tocantins, sendo, portanto, a primeira capital. 

Na ocasião, os poderes constituídos permaneceram na cidade dos dias 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989. No dia 1º de janeiro de 1990, a sede do governo do Tocantins transferiu-se para Palmas.

Presentes

Participaram ainda da Sessão Ordinária Especial os demais deputados estaduais, a vice-governador, Cláudia Lelis (PV), representando o governador, Marcelo Miranda, o presidente do Tribunal de Consta (TCE-TO), Manoel Pires dos Santos, o presidente da Câmara de Miracema, Leal Júnior, o secretário municipal de Finanças, Sebastião Norba, representando a prefeita Magda Borba, o secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares, Antônio de Pádua Soares Marques, o diretor Regional de Educação, Antônio Guedes Ribeiro, o prefeito eleito de Miracema, Moisés Costa da Silva, vereadores do município, demais autoridades da região e cidadãos miracemenses.