Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Atividade laborais feitas na comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Palmas

Atividade laborais feitas na comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Palmas Foto:

Foto: Atividade laborais feitas na comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Palmas Atividade laborais feitas na comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, em Palmas

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), através da sua Gerência de Prevenção Sobre Drogas, ofertará atendimentos em Comunidades Terapêuticas de Álcool e Drogas. O intuito da ação é ofertar vagas sociais em Comunidades Terapêuticas para a recuperação de pessoas que precisem de tratamento e estejam em vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, serão estabelecidos critérios de inclusão do dependente químico para seu tratamento e recuperação.

Ao todo, serão ofertadas 40 vagas em cinco instituições, sendo elas a Fazenda da Esperança de Palmas, Lajeado e Porto Nacional, RHEMA, no Setor Taquari, em Palmas e Leão de Judá, na saída para Aparecida do Rio Negro, também na capital. As comunidades terapêuticas trabalharão com terapia psicológica e espiritual a fim de recuperar o dependente químico e relembrá-lo da chance que ele tem de se transformar e também a sua vida.

O gerente de Prevenção Sobre Drogas, José Américo Júnior, gerente, considera esses atendimentos um avanço para o Estado. “A comunidade ganha muito com a ressocialização dessas pessoas e vice-versa, pois através desses atendimentos as pessoas selecionadas poderão se profissionalizar, sair do vício e da criminalidade através da formação de base espiritual, trabalho e convivência”, afirma o gerente.

As inscrições foram abertas no dia 01 de dezembro e seguem até o preenchimento total das vagas, a partir dos critérios para serem selecionados. Para a seleção, será considerada a demanda de solicitação por acolhimento para recuperação/tratamento de dependentes químicos em Comunidades Terapêuticas, no qual o Conselho Estadual sobre Drogas (CONESD) realizou o credenciamento de entidades que possam receber recursos em forma de custeio para atendimento dos dependentes que não tenham condições financeiras de pagar seu tratamento.

As vagas serão ofertadas pela Seciju, na sala da Gerência de Prevenção Sobre Drogas e passará pela avaliação da equipe multidisciplinar da gerência.

Mais informações podem ser obtidas na própria sede da Seciju, localizada na Praça dos Girassóis.