Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a temática ‘Educar para Prevenir’, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Ações sobre Drogas, realiza a 16ª edição da Semana Estadual Sobre Drogas, que ocorre entre os dias 23 e 30 de novembro, em cinco municípios do Tocantins. A semana acontece anualmente, desde 2002, e objetiva unir governo e sociedade civil na promoção, na conscientização e na mobilização de atividades que visam prevenção e redução do uso de álcool e outras drogas.

De acordo com o gerente de Ações Sobre Drogas, José Américo Júnior, as consequências sociais da droga na vida dos usuários e suas famílias são inúmeras. “As ações da Semana vêm lembrar a importância das políticas de prevenção, com o viés da Educação, e consequentemente também busca diminuir os afetos gerados pelo uso indevido de drogas, seja na saúde do usuário, na família e nos demais setores de convívio social”, destaca.

Programação

As atividades da 16ª Semana Estadual Sobre Drogas tem início na sexta-feira, 23, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Aureny III, em Palmas. Na ocasião, as famílias serão oportunizadas com uma oficina sobre prevenção ao uso de drogas. Ainda no dia 23, porém em Araguaína, ocorre a abertura do 2º Encontro de Sensibilização para Renovação dos Grupos do Amor Exigente, parte da programação da Semana, que continua no dia 24.

No dia 26 de novembro, a Gerência de Ações Sobre Drogas, junto ao Núcleo Acolher e parceiros, estará no Colégio Militar de Paraíso, com atividades alusivas à prevenção ao uso de drogas, concomitantemente, os jovens também participarão de palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, abuso sexual infantil, informações sobre o ID Jovem e também aula de zumba.

De volta a Palmas, ocorre também, na Assembleia Legislativa do Tocantins, a formatura dos alunos que participaram em 2018 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar.  Após a formatura, no dia 29, a equipe do Proerd segue junto à Gerência para o munícipio de Dianópolis, onde realizam de forma recreativa, palestras e atividades de prevenção para crianças e adolescentes, na Associação Atlética Banco do Brasil.

Em Porto Nacional, no dia 28, acontece a 1ª Olimpíada das Comunidades Terapêuticas e Parceiros. Essa atividade esportiva vai contemplar as modalidades de futsal, vôlei, dama, dominó e corrida e terá o apoio das comunidades terapêuticas participantes, da Força Jovem Universal e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.

O encerramento da Semana será no dia 30 de novembro, em Palmas. Na Capital, as atividades se dividem nos turnos matutino e vespertino, visando atender mais de uma localidade. Pela manhã, na Fazenda Nossa Senhora da Esperança serão realizadas atividades de embelezamento, palestras sobre violência doméstica e também aulas de zumba. No período vespertino, as atividades repetem-se, desta vez na Casa de Recuperação Crer, também em Palmas.

Tratamento

José Américo explica que a programação da Semana Estadual Sobre Drogas organiza-se também na tentativa de integrar os serviços já existentes para tratamento e encaminhamento, tendo como apoio a assistência social, a saúde e a proteção social. “O Estado já ampara as pessoas com maior vulnerabilidade socioeconômica com a oferta de atendimentos gratuitos em comunidades terapêuticas de álcool e drogas. Para isso, foram estabelecidos critérios de inclusão do dependente químico para seu tratamento e recuperação”, expõe.