Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Um momento de muita emoção. Foi assim a tarde de quarta-feira, 7, no Hospital Geral de Palmas (HGP). Os integrantes do Coral Canto Nobre, formado por Servidores da Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO), estiveram mais um ano na unidade de saúde para levar música e um pouco de conforto para pacientes, familiares e servidores do Hospital.

O Coral cantou inicialmente no auditório, e depois foi levando a música pelos corredores, enfermarias e até na UTI. O repertório foi de canções religiosas e músicas natalinas. Por onde passaram os músicos distribuíram alegria e esperança para quem estava internado.

Segundo os participantes, a parte mais tocante foi cantar na UTI do HGP, onde alguns pacientes estão em estado grave de saúde. Segundo o maestro do Coral Canto Nobre, Cleyton Silva, a música tem o poder de tocar a alma. “Essa visita aos hospitais leva um pouco de esperança para os pacientes e familiares e para quem está trabalhando também. Aquele ambiente de hospital é pesado e muitas vezes as pessoas ficam vulneráveis. E a música tem esse poder, de tocar a alma, de aliviar a dor. Durante a nossa apresentação nós deixamos a nossa mensagem e nos emocionamos com pacientes e funcionários que lá estavam”, afirmou o maestro.

O Canto Nobre apresenta cantatas de Natal todo ano no mês de dezembro, e além de hospitais, as apresentações também incluem órgãos públicos e eventos de fim de ano.

Canto Nobre

O Coral Canto Nobre é formado por Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e tem como objetivo desenvolver a melhoria da qualidade de vida dos Servidores e a socialização através do canto coral. O repertório é voltado para a Música Popular Brasileira, com o objetivo de apresentar as canções em formato diferenciado, inserindo elementos de teatro. Para participar são apenas dois pré-requisitos: gostar de cantar e ter disciplina. Os Servidores interessados em participar têm liberação das atividades administrativas nos momentos de ensaios e apresentações.