Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara A apresentação da cantata natalina no Palácio Araguaia deu início a campanha Natal Luz do Bem A apresentação da cantata natalina no Palácio Araguaia deu início a campanha Natal Luz do Bem

O governador Marcelo Miranda prestigiou na noite dessa sexta-feira, 09, a apresentação da cantata natalina realizada na escadaria do Palácio Araguaia e que deu início a campanha Natal Luz do Bem. Idealizada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, em parceria com as secretarias da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); e a do Trabalho e Assistência Social (Setas), a campanha objetiva arrecadar livros literários a serem doados para escolas e instituições municipais.

Na ocasião, Marcelo Miranda aproveitou para desejar boas festas aos funcionários e a todos os tocantinenses. Destacou que as festividades de fim de ano marcam o fechamento e o início de um ciclo, do qual devem reacender boas ações e sentimentos. “Dezembro é um mês especial. Tempo de reacender nossas memórias afetivas, de reflexão e, principalmente, de renovar nossas esperanças e, especialmente, de perdoar os que nos ofendem”.

A exemplo do governador, a deputada federal e primeira dama, Dulce Miranda, ressaltou a necessidade de “resgatar valores que parecem estar perdidos, seja pelos avanços tecnológicos, ou até mesmo pelo ritmo de vida que, muitas vezes, somos obrigados a seguir”. Ela falou da importância da unidade familiar, como base para uma sociedade mais saudável.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese, falou da importância do trabalho integrado. “Nesse movimento de incentivo à leitura, as secretarias estão trabalhando de forma integrada com a comunidade. Nós apostamos nessa campanha, porque, acreditamos que a leitura  é capaz de provocar mudanças  nas pessoas”, apontou. 

Doações

Os livros a serem doados para a campanha devem ser entregues no Palácio Araguaia até o dia 15 de janeiro, no intervalo das 8 às 21 horas. As obras arrecadadas serão destinadas a instituições municipais de todo o Estado, conforme destacou a secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Patrícia do Amaral. “Vamos fazer uma reunião com os municípios, com secretarias de assistência social, prefeitos e primeiras damas para passar um pouco da política de assistência e nessa reunião os livros serão repassados aos municípios”, explicou.

Apresentações

A Cantata de Natal foi marcada pela apresentação do coral da Escola de Tempo Integral da Vila União, da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins, da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito do Tocantins, e da cantora solista Raylaine Maciel. A Cantata será reapresentada no período de 14 a 17 de dezembro, sempre às 18h30.

Formado por 25 estudantes do Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual de Tempo Integral da Vila União, o Coral foi criado com o objetivo de desenvolver o potencial musical e artístico na unidade educacional. É regido pelo maestro Bruno Barreto.

A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito do Tocantins, da Escola Estadual de Tempo Integral da Vila União, sob o comando do regente, Moacir José dos Santos Filho, apresentou músicas como Bom Natal, Noite Feliz e Anunciação. O grupo, de aproximadamente 60 estudantes, foi criado em setembro de 2012, no intuito de valorizar a arte e despertar nos alunos e na família o gosto e apreciação pelos instrumentos musicais.