Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lucilene Gama

A estudante Gisele Silva Andrade, de 11 anos, que no último dia 13, foi premiada, com a medalha de prata, na categoria poema da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (etapa nacional realizada na cidade de São Paulo), recebeu na manhã desta terça-feira, dia 20, uma homenagem dos moradores de Paraíso do Tocantins, com desfile em carro do Corpo dos Bombeiros pelas principais ruas e avenidas da cidade. 

O desfile, que teve como ponto de partida a Praça do Estudante, no Setor Pouso Alegre, passando pelo centro comercial de Paraíso e encerrando na Escola Municipal Irmã Julita, onde Gisele estuda o 5º ano do Ensino Fundamental, foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e foi acompanhado por uma carreata, que contou com a participação de professores e servidores da educação, amigos e familiares da estudante.

O poema de Gisele, intitulado “Paraíso de Verdade”, foi um dos 152 textos que participaram da fase final do certame, antes da última etapa, que consagrou Gisele com a segunda colocação, o poema foi avaliado a nível municipal, estadual e participou da fase nacional de semifinal. O trabalho foi orientado pela professora de língua portuguesa, Gilvânia Neiva Rocha.

Ainda comemorando o bom resultado, a estudante se diz emocionada com a homenagem recebida. “Estou muito feliz! É muita emoção! Nem tenho como explicar!”, exclama Gisele, que ainda falou sobre suas experiências com as viagens para participar do concurso; “foi muito bom, pois conheci várias pessoas e também as culturas dos lugares onde visitei e tudo isso contribuiu para que eu adquirisse mais conhecimento”, ressalta.

A professora Gilvânia, que também acompanhou a aluna nas viagens, relata como foi o processo de trabalho com os alunos para participar desta olimpíada: “Nós começamos neste projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria poema, brincando com as palavras e essa brincadeira se tornou coisa séria, devido às proporções que tomou e que mostra que nós, professores da rede municipal de ensino, estamos compromissados com nosso trabalho e as crianças estão aprendendo, isso é maravilhoso!”, comemora a professora. 

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura do município, Lizete Coelho, a educação municipal vive um ótimo momento, alcançando resultados satisfatórios: “A educação municipal se encontra numa posição privilegiada; primeiro com a boa colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) por duas vezes consecutivas e agora com este resultado alcançado pela Gisele, que tem um potencial muito grande e vejo isto como um reconhecimento de tudo o que ela está aprendendo na escola, com professores capacitados para transmitir os conhecimentos que os alunos precisam”, destaca a secretária. 

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que teve como tema “O Lugar Onde Vivo”, é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Canal Futura.

Na edição 2016 foram premiadas as melhores produções dos alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o país, nas modalidades artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema.

No estado do Tocantins, além de Gisele, também foram finalistas do concurso, as alunas, Thalita Batista dos Santos, da Escola Estadual Joaquim Francisco de Azevedo (Taipas do Tocantins) com a crônica Confusão na estrada, orientada pela professora Rosana Ribeiro dos Santos e Tatiane Pereira Gonçalves, da Escola Municipal Varjão (Dianópolis), com o texto Minha vida na fazenda, orientada pela professora Jesuíza Bandeira Oliveira.