Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Arquivo Conexão Tocantins

Foto: Arquivo Conexão Tocantins

A deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO), visitou o Conexão Tocantins na tarde desta teça-feira, 10, momento em que concedeu entrevista, falando sobre suas ações na Câmara dos Deputados, apoio ao governo do presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), e apoio ao prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB). 

A deputada falou sobre "pacto" com a gestão de Laurez Moreira (PSB), em Gurupi. "Desde quatro anos atrás quando nós resolvemos fazer um pacto, uma união de forças, para mudar uma gestão que vinha acontecendo em Gurupi ao longo de muitos anos, nós sentimos que Gurupi não estava crescendo como merece. Então conseguimos, o prefeito Laurez foi eleito pela primeira vez, ele era deputado federal, deixou de ser deputado federal, eu acabei assumindo essa função (eleita) a nível da região Sul, Sudeste, apesar de ter votos no Estado inteiro", afirmou. 

De acordo com Josi, o prefeito Laurez conseguiu revitalizar Gurupi em todas as áreas. "Conseguimos, agora novamente com a reeleição, e o nosso propósito é continuar colaborando", disse. 

A deputada que votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) falou também da defesa e apoio ao governo do presidente Michel Temer (PMDB). "Defendemos esse governo, sabemos que estamos enfrentando uma crise profunda. Esses primeiros dois anos foram difíceis, tivemos aí o impeachment, tivemos aí o Michel Temer assumindo, muitas mudanças, muitas reformas necessárias, uma crise econômica, política, grande e as medidas nem sempre são tão favoráveis, a princípio, porque eu digo que são medidas amargas, necessárias para que o nosso País possa retomar o crescimento. Por isso que nós estamos ali dando apoio", afirmou. 

Uma das justificativas de Josi pela sua votação a favor do impeachment de Dilma, foi sobre a necessidade de moralizar o País. Ao Conexão Tocantins, a deputada afirmou que o Brasil está em processo de moralização. "Essa questão de moralização é uma reivindicação, um clamor da sociedade e que estamos no processo", disse. Josi citou a Operação Lava Jato como motivo de mudanças no País, combatendo a corrupção.  

Confiança / Corrupção 

Questionada sobre a confiança do empresariado na atual classe política, Josi analisou: "Na verdade, na sociedade como um todo a confiança é mínima é pequena. E o empresariado, há uma desconfiança muito grande. Hoje quando nós políticos vamos para qualquer lugar, quando você fala que é um deputado, que é um vereador, que é um prefeito, as pessoas já olham para você com um outro olhar, com um olhar de muita falta de credibilidade", afirmou a deputada. 

A deputada analisou afirmando que a corrupção está enraizada na sociedade. "É paradoxal saber que a classe política está tão desprestigiada, mas, exatamente porque há todo um envolvimento de muitos da classe política nesse processo todo (de corrupção), e que não é só a classe política. Nós temos que estar repensando nosso comportamento todos os dias, porque esse processo de corrupção está enraizado na nossa sociedade e não é só no Brasil não", afirmou. 

Fundação Ulysses Guimarães

A deputada lembrou que na próxima segunda-feira, 16, a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) realizará treinamento gratuito voltado para gestores, representantes de instituições públicas e não governamentais (ONGs), que buscam aprender sobre Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). Para comunicadores, estudantes, empresários, universitários, e sociedade em geral, a Fundação ofertará o curso de Redes Sociais.

O curso será realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, das 8h às 12h e das 14h às 18h e conta com certificado de 8 horas emitido pela Fundação. Josi é a presidente da FUG no Tocantins. 

Confira o vídeo na íntegra da entrevista da deputada.