Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Deputados pelo Tocantins que votaram a favor do impeachment Deputados pelo Tocantins que votaram a favor do impeachment
  • Deputados pelo Tocantins que votaram contra o impeachment da presidente Dilma

Em votação na Câmara dos Deputados neste domingo, 17, dos oito parlamentares pelo Tocantins, seis votaram sim e dois foram contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Carlos Gaguim (PTN), César Halum (PRB), Dulce Miranda (PMDB), Josi Nunes (PMDB), Lázaro Botelho (PP) e Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas) foram os que votaram pelo impedimento e o Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Júnior (PR) manifestaram pelo não.

O primeiro a votar foi o deputado Carlos Gaguim (PTN). "Pela minha família, pelos meus amigos e pelo melhor Estado, o Tocantins e por Palmas, eu voto sim", defendeu. César Halum (PRB) foi o segundo a votar e exaltou a devolução da esperança ao povo brasileiro, "ao povo do meu Estado do Tocantins especialmente pela minha cidade de Araguaína, em memória do meu irmão João Halum que me ensinou a combater a corrupção, eu voto sim", sustentou. 

A parlamentar Dulce Miranda (PMDB) veio em seguida e disse: "Conhecendo os 139 municípios do meu Estado do Tocantins voto para um Brasil melhor para que todos tenham dignidade, o meu voto é sim", disse. Depois foi a vez do deputado Irajá Abreu (PSD) que ressaltou o respeito à democracia, "em respeito aos mais de 54 milhões de brasileiros que elegeram democraticamente a presidente Dilma Rousseff, o meu voto é não", sustentou. Irajá é filho da ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, que é contrária ao impeachment da presidente Dilma.  

Josi Nunes (PMDB) votou sim ao impeachment defendendo a "legalidade, moralidade, pela retomada do crescimento para todos", votou. Lázaro Botelho (PP) falou em respeito. "Pelo respeito ao meu Partido Progressista, pelo respeito ao meu Estado do Tocantins, ao Brasil e pela recuperação da economia brasileira, eu voto sim", sustentou. 

Professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas) somou aos favoráveis ao impeachment. "Pela democracia, com tranquilidade e consciência plena eu voto sim. Pelo Tocantins, pelo Brasil e pela minha família", sustentou. O próximo a votar foi o deputado Vicentinho Júnior (PR). "Falaram aqui em moralidade, falaram aqui na boa política é tão fácil nesse microfone. Gosto de ver a prática é no meu Estado do Tocantins. Eu venho de um estado aonde por duas vezes na sua história tivemos a tristeza de ver dois governos cerceados no meio de um mandato. O primeiro, por sinal, do governador do PMDB cassado e que não satisfeito por isso, novamente é reincidente da Suprema Côrte de Brasília e outro pela segunda vez, afastado. Eu sei na prática o que é isso para o povo, para as instituições. Em respeito ao voto popular, em respeito a segurança das instituições, eu voto não!", votou. 

Em entrevista ao Conexão Tocantins, o presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins, Júlio César Brasil, chegou a pedir reflexão da bancada de deputados federais pelo Tocantins. O PMDB de Josi Nunes e Dulce Miranda tiveram o apoio do PT para eleger o governador Marcelo Miranda (PMDB) no Estado mas o diretório regional orientou pelo impeachment da presidente. O deputado Carlos Gaguim chegou a dizer que estava trabalhando dia e noite na articulação pelo impeachment.