Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação 25 de novembro é o Dia internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres 25 de novembro é o Dia internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres

O Governo do Tocantins instituiu o Dia Estadual de Mobilização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea. De acordo com as leis de número 3.181 (violência contra a mulher) e 3.187 (medula óssea), sancionadas e publicadas no Diário Oficial do Estado desta última segunda-feira, 16, de número 4.786, o Dia Estadual de Mobilização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher deve ser, anualmente, em 25 de novembro. Já o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea fica instituído para a data de, anualmente, 6 de outubro.

25 de novembro é o Dia internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. É um dia de conscientização, de luta, de mobilização. A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, comemorado em 25 de novembro, em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs eram conhecidas por "Las Mariposas" e lutavam por soluções para os diversos problemas sociais de seu País, a República Dominicana.

Medula Óssea

No Brasil, o terceiro sábado do mês de setembro de cada ano tem o objetivo de conscientização sobre a importância da doação de medula óssea - Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. No Tocantins, o Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde incentiva a doação.

O Tocantins teve no mês de setembro de 2016, o primeiro doador de medula óssea não-parental. O construtor de curral, Régeis Gonzaga de Oliveira, de 41 anos, doou medula óssea a alguém que não conhece e se tornou o primeiro doador de medula não-parental (que não é familiar da pessoa que precisa) do Tocantins. Estatísticas apontam que a chance de achar um doador não-parental de medula óssea chega a ser de um para cada 100 mil no Brasil, 

Como doar?

Para se tornar um doador de medula óssea a pessoa tem que ter entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias, não ter doenças crônicas e procurar o Hemocentro de sua cidade, portando RG. Na ocasião, serão coletados 5 ml de sangue para a tipagem de HLA, características genéticas importantes para a seleção de um doador. O resultado é encaminhado para o Redome, no Rio de Janeiro, para que seja cruzado com pacientes e verificada a compatibilidade.  (Matéria com informações Coletivo Feminino Plural e Fundação do Câncer).