Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira 320 estudantes e professores universitários de diversos estados desembarcaram na Capital para realizar “Operação Tocantins” 320 estudantes e professores universitários de diversos estados desembarcaram na Capital para realizar “Operação Tocantins”

Desembarcam nesta quinta-feira, em Palmas, 320 estudantes e professores universitários dos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraíba, Porto Alegre, Pernambuco e Santa Catarina para realizarem a “Operação Tocantins”. A equipe de voluntários do Projeto Rondon que participa das ações é composta por 32 instituições de ensino superior e estarão em 16 municípios tocantinenses dos dias 20 de janeiro a 5 de fevereiro.

As equipes serão divididas em grupos de dez pessoas, em que foram destinados dois grupos para cada município contemplado, de duas faculdades distintas. Durante os 17 dias que estarão no Tocantins, os universitários e docentes realizarão palestras e oficinas sobre diversas áreas como saúde, lazer, esporte, educação, meio ambiente, trabalho, comunicação, direitos humanos e justiça.

Os estudantes atuarão, prioritariamente, com funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças da cidade. Esses profissionais locais são os chamados multiplicadores, que vão disseminar os conhecimentos aprendidos ao longo das operações, gerando benefício para suas comunidades.

Projeto Rondon

Conforme o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Criado em 1968, o projeto foi iniciado com um grupo de 30 estudantes e dois professores. E, mesmo extinto em 1989, foi retomado em 2005 por meio de uma proposta da União Nacional dos Estudantes (UNE). Desde então, mais de 1900 instituições de ensino superior já participaram do Projeto Rondon, em que 1000 acadêmicos já puderam vivenciar essa experiência.

O Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República, e Governo do Estado, que visa promover o desenvolvimento sustentável e ampliar o bem-estar de comunidades brasileiras com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).  

Municípios

No Estado, foram selecionados os seguintes municípios: Aliança do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Pium, Monte do Carmo, Presidente Kennedy e Silvanópolis.

Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), parceira do Projeto Rondon, dará suporte aos rondonistas durante a ação.  Dentre as atividades voltadas para a educação, haverá capacitações de educadores do ensino fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva. “As oficinas serão ministradas não só para os docentes que serão os multiplicadores, mas para a comunidade em geral. Nestes dias eles discutirão temas como: metodologias para a sala de aula, práticas pedagógicas inovadoras, educação inclusiva, tecnologia educacional na escola, direitos humanos, meio ambiente, dentre outros assuntos”, frisou a secretária, professora Wanessa Sechim.

Segundo o superintendente da Juventude, Ricardo Ribeirinha, que recepcionou a equipe de voluntários no aeroporto, o projeto no Tocantins será um sucesso. "Todos nós estamos ansiosos com o trabalho que será desenvolvido nos municípios, pois além das experiências que as comunidades terão, por meio de oficinas e seminários, é importante lembrar que o conhecimento liberta e resulta em prosperidade em todas as áreas". Ribeirinha ressaltou o entusiasmo do governador Marcelo Miranda e da secretária, professora  Wanessa Sechim, diante desta parceria, que trará bons frutos ao Tocantins.

O acadêmico de engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Sérgio Lucas Santos Rocha, explicou que o projeto tem duração de seis meses. "Neste período estudamos sobre o município, o Estado, os principais desafios e de que forma iremos trabalhar. Estamos ansiosos em conhecer as pessoas e, principalmente, esperamos que elas sejam receptivas ao nosso trabalho", concluiu o estudante, que visitará o município de Barrolândia.