Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação (E/D) Tenente coronel Miranda, coronel Glauber e major Magno (E/D) Tenente coronel Miranda, coronel Glauber e major Magno

Depois de 3 anos, 11 meses e 19 dias, o tenente-coronel João Márcio Costa Miranda deixou o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar – Batalhão Tocantins. A unidade tem sede em Pedro Afonso e atende outros dez municípios da região Centro-Norte. Ele foi substituído pelo major QOPM Carlos Magno Gomes da Costa.

A solenidade de passagem de comando foi realizada na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, e teve a participação do comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, além de autoridades civis e militares, religiosos, pessoas da comunidade e o efetivo do 3º BPM.

Em seu pronunciamento, o coronel Glauber fez um balanço das ações realizadas pela Polícia Militar nos últimos dois anos, com destaque para a capacitação dos policiais militares; investimentos em veículos, instalações e armamentos, além da realização do concurso público para soldados e oficiais, que está em processo de licitação para contratação da empresa responsável pela seleção.

O comandante-geral da PM ainda parabenizou o desempenho do coronel Miranda, que junto com o efetivo do 3º BPM realizou um trabalho que serve com referência para outras unidades militares, e disse que o novo comandante tem todas as condições para cumprir bem a missão recebida. “O major Magno foi escolhido porque tem capacidade para comandar o 3º BPM e vai realizar um bom trabalho”, explicou.

Ao assumir o novo posto, o major Magno falou da expectativa de comandar pela primeira vez um batalhão. “É um novo desafio para mim porque é a primeiro comando de batalhão que estou assumindo, ainda mais em uma comunidade tradicional, e em um batalhão histórico de uma região importante do estado do Tocantins, que é a de Pedro Afonso. Esperamos fazer parcerias com a sociedade civil organizada e todos os órgãos públicos para que possamos fortalecer a segurança pública na região. Sabemos que é uma região acolhedora e de uma sociedade ordeira, mas vamos intensificar o trabalho e agregar valores para que possamos realizar um bom trabalho”, afirmou.

Fazendo questão de agradecer o apoio que recebeu do efetivo e dos servidores civis do 3º BPM, e também da sociedade dos municípios da área de abrangência da unidade, o tenente-coronel  Miranda disse que deixava a função com a sensação do dever cumprido. “Sou muito grato aos integrantes do 3º BPM pelo apoio para que fizéssemos um trabalho de segurança pública que atendesse os anseios da população. Deixo aqui não apenas colegas de trabalho, mas sim amigos e irmãos”, disse Miranda, que nesta sexta-feira, 20, assumirá o comando do 2º BPM, que tem sede na cidade de Araguaína.

Perfil

Natural de Cristalândia/TO, o major Carlos Magno ingressou na PM em 2006, foi chefe do Serviço de Inteligência em Araguatins, Comandante do 1° Pelotão e 2° Pelotão Destacado em Augustinópolis de 2007 a 2008. Atuou como coordenador de Operações do SIOP em 2013 e também comandou a 2ª Companhia do 6º BPM, em Palmas, vindo a ser subcomandante do referido Batalhão de 2014 a 2016. Atualmente estava no Comando de Policiamento Especializado.