Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O período indicado para semeadura do milho safrinha no Tocantins, vai de 1º de janeiro a 20 de março de 2017

O período indicado para semeadura do milho safrinha no Tocantins, vai de 1º de janeiro a 20 de março de 2017 Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva O período indicado para semeadura do milho safrinha no Tocantins, vai de 1º de janeiro a 20 de março de 2017 O período indicado para semeadura do milho safrinha no Tocantins, vai de 1º de janeiro a 20 de março de 2017

Os bons resultados obtidos nas colheitas dos últimos anos contribuíram para o crescimento do cultivo do milho segunda safra no Tocantins. De acordo com o 4º Levantamento da Safra de Grãos no Tocantins – 2016/2017, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está previsto o plantio de 95,62 mil hectares (ha) do milho segunda safra (safrinha), produzindo mais de 459 mil toneladas e uma produtividade de 4.805 kg/ha.

Entretanto, os produtores estavam enfrentando dificuldades no acesso ao crédito de custeio e ao seguro agrícola, em função do milho segunda safra não estar incluso no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) no Estado do Tocantins. Atendendo ao pedido da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), através de ofício em abril de 2016, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) incluiu os municípios do Estado do Tocantins no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a safra 2016/2017.

Segundo o zoneamento, o período indicado para semeadura/plantio do milho safrinha no Tocantins, vai de 1º de janeiro a 20 de março de 2017.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Clemente Barros, os acessos ao crédito e ao seguro rural são fundamentais para o desenvolvimento do setor agrícola do Tocantins, proporcionando maior segurança ao produtor e, consequentemente, um maior desenvolvimento da agricultura no Estado. “Foi uma conquista do Governo. Hoje, já plantamos mais de 70% de milho safrinha e, antes ficava descoberta do seguro rural”.

Portaria:

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de milho 2ª safra no Estado do Tocantins foi publicado através da Portaria nº 232, de 8 de dezembro de 2016.

O Engenheiro Agrônomo da Seagro Luan Bacin lembra que os agricultores devem se atentar para as recomendações da portaria, como: tipos de solo; cultivares indicadas e os municípios aptos ao cultivo, bem como os períodos indicados para a semeadura.