Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em reunião institucional Semarh reforça atendimento do CAR aos municípios do interior

Em reunião institucional Semarh reforça atendimento do CAR aos municípios do interior Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Em reunião institucional Semarh reforça atendimento do CAR aos municípios do interior Em reunião institucional Semarh reforça atendimento do CAR aos municípios do interior

Os prefeitos dos municípios de Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Combinado e o secretário do Meio Ambiente de Lavandeira estiveram na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Palmas, com o objetivo de estreitar as relações institucionais e reforçar o atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela pasta, nas quatro cidades tocantinenes. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 10, com a participação da secretária Meire Carreira e do subsecretário Fábio Lelis.

O prefeito de Combinado, Lindolfo Prado, informou que o município conta com cerca de 300 produtores rurais. “Sabemos que a Semarh realiza um cronograma de atendimento no interior e viemos solicitar um mutirão nos quatro municípios, pois nossa intenção é auxiliar para facilitar o acesso do produtor rural ao CAR”, ressaltou o gestor.

Já o prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira, adiantou que o grupo vem estudando as parcerias, pois o objetivo é criar o Consórcio Intermunicipal de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura entre os municípios do Vale do Rio Palmas. “Vamos buscar ações e soluções em conjunto para que a população receba os benefícios de forma eficiente”, disse o prefeito.

A ação, segundo a secretária Meire Carreira, é positiva e mostra a preocupação dos prefeitos em atender uma demanda nacional, que é o CAR. “O objetivo da pasta é justamente de levar esse atendimento aos pquenos proprietários. Vamos realizar um cronograma para atender estes e os demais municípios”, reforçou.

Participaram da reunião também o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Lavandeira, Rodrigues di Sousa e o prefeito de Aurora do Tocantins, Aloílson Cardoso.

CAR

O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Até o momento, foi realizada a adesão de aproximadamente 40 mil pequenos produtores rurais, o que equivale a cerca de 13 milhões de hectares cadastráveis, algo em torno de 57% do total, conforme o último balanço do CAR. Os dados também estão disponíveis no site da secretaria. O prazo final do cadastramento com benefícios, que se encerraria em maio deste ano, foi prorrogado e o cadastro pode ser realizado até dezembro de 2017

Para realizar o CAR o interessado pode acessar o http://site.sigcar.com.br/tocantins/ ou entrar em contato por telefone.