Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

João Vítor, de 10 anos, está na lista de espera para cirurgia há nove anos

João Vítor, de 10 anos, está na lista de espera para cirurgia há nove anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação João Vítor, de 10 anos, está na lista de espera para cirurgia há nove anos João Vítor, de 10 anos, está na lista de espera para cirurgia há nove anos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica, aqueles destinados a crianças que precisam permanecer num hospital por mais de 24 horas – foram desativados na rede pública de saúde desde 2010. No fim daquele ano, o País dispunha de 48,3 mil deles para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS). Em novembro do ano passado (último dado disponível), no entanto, o número baixou para 38,2 mil – uma queda de aproximadamente cinco leitos por dia. A SBP também identificou que 40% dos municípios brasileiros não possuem nenhum leito de internação na especialidade. 

Das 5.570 cidades do Brasil, 2.169 não possuem nenhum leito. São Paulo foi o Estado que mais perdeu leitos de internação infantil entre 2010 e 2016. Neste intervalo de tempo, 1.109 leitos pediátricos foram desativados.

Segundo a SBP, no Brasil nascem 38 prematuros por hora, o equivalente a 912 por dia. O que significa dizer que cada uma dessas crianças muitas vezes não estarão completamente desenvolvidas e, por isso, precisarão permanecer em tratamento intensivo até que esteja forte o suficiente para ir para casa. Dados apurados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revelam, no entanto, faltam pelo menos 3.200 leitos intensivos neonatais em todo o Brasil. 

Segundo a avaliação da SBP, é possível verificar ainda uma triste tendência: a mortalidade neonatal (número de óbitos de crianças com menos de 28 dias de idade) por mil nascidos vivos, é inversamente proporcional ao número de leitos disponíveis.

Tocantins

Matérias veiculadas em rede nacional mostram que o Tocantins tem muito a melhorar na área de pediatria. O Jornal Hoje, da TV Rede Globo, noticiou nesta segunda-feira, 27, que mais de mil crianças esperam por cirurgias pediátricas no Estado. Um dos casos relatados é o de João Vitor, de apenas 10 anos de idade, que precisa de uma cirurgia no sistema urinário e está na lista de espera há nove anos. “Se eu tivesse condições financeiras, eu já tinha feito. É um direito nosso ter a saúde e a gente não tem”, disse a mãe Maria Aparecida da Silva, à reportagem. 

Segundo a reportagem, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) se comprometeu a operar 30 crianças por mês no Hospital Público de Araguaína, no norte do Estado, visando desafogar os hospitais da capital, que estão sobrecarregados, e gradativamente zerar a fila. Entretanto, os pacientes continuam sendo levados para Palmas, capital. 

E pela falta de hospital para cirurgia cardíaca infantil, cinco bebês já morreram no Estado à espera de cirurgia no coração, desde agosto de 2016. O tratamento não existe no Tocantins e a demora para conseguir vaga em outros estados do País preocupa famílias. O caso foi noticiado pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, na edição do último dia 25. 

Sesau/TO

Em nota enviada ao Conexão Tocantins, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que as equipes do Serviço de Regulação do Estado atuam diuturnamente na busca de vagas em centros pediátricos de cirurgia cardíaca de todo o País para que sejam feitas transferências necessárias ao atendimento de pacientes do Tocantins, uma vez que o Estado ainda não dispõe desse tipo de serviço especializado. 

Segundo a pasta, o Tocantins não dispõe de profissional cardíaco pediátrico em seu quadro funcional e no Brasil há um déficit nacional de leitos em centros de referência para este tipo de cirurgia de alta complexidade, sobretudo pela carência de profissionais especialistas, o que torna esse um desafio nacional.

A Sesau informa ainda que o Governo do Estado vem empreendendo todos os esforços para conseguir implantar o Serviço de Cirurgia Cardíaca Neonatal e Pediátrica no Tocantins. Que em todo o País existem apenas 11 centros que fazem esse tipo de cirurgia, sendo que a maioria deles está localizada na região Sul do País.

A Secretaria de Saúde informou ainda que profissionais do Tocantins já estão em São Paulo passando por capacitação no Hospital do Coração (HCor). A capacitação é mais uma etapa do projeto do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa acabar com as transferências de crianças para realização de cirurgias de coração em outros estados. "Até o mês de novembro, 30 multiprofissionais, entre fisioterapeutas, enfermeiros, intensivistas e cirurgiões passarão por capacitação no HCor para posterior início dos procedimentos no Tocantins". (Saiba mais