Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) foi eleito presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CFTC), instalada nessa terça-feira (4) no Senado Federal. Ele destacou que o grande desafio da comissão é fiscalizar e controlar cada ato do Poder Executivo, “cobrar lisura, investigar e fechar todas as brechas possíveis para eventuais malfeitos”.

O presidente do PSDB/TO lembrou que a fiscalização é uma atribuição constitucional do Congresso Nacional e ganha dimensão ainda maior por conta dos escândalos de corrupção e dos desmandos em que o Brasil se viu mergulhado na era PT.

Prevenção

Ataídes também chamou atenção para a ação preventiva da CFTC : “O grande problema é que no Brasil a gente só fecha a porta depois que o ladrão já roubou a casa e saiu.” Ele ressaltou que o papel de fiscalização passa longe de qualquer posição político-partidária e de qualquer sentido de retaliação, a quem quer que seja. 

“Mais que um dever institucional, a fiscalização é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia e para a boa execução de políticas públicas. É também uma resposta à sociedade brasileira, que já não suporta tanta corrupção e tanta impunidade”, completou o senador tocantinense. 

Transparência, na opinião do presidente do PSDB/TO, “virou palavra-chave para a construção do Brasil mais ético e digno que todos queremos”. A comissão também terá papel estratégico na defesa dos direitos do consumidor, “que é sempre o elo mais frágil da cadeia de consumo”.