Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Começa neste próximo domingo, dia 9, a programação de celebração da Semana Santa 2017, que acontece em Paraíso do Tocantins. O primeiro evento da programação é a Missa de Ramos, realizada no Centro de Vivência Ambiental, que será ministrada às 07 horas.

As celebrações seguem durante a semana, com o circuito de gastronomia em restaurantes específicos da cidade, que servirão pratos variados com peixes e outros sabores. E na quarta-feira, dia 12, a partir das 18 horas, acontece momento de Clamor por Paraíso com a participação das Igrejas Evangélicas na serra.

Na quinta-feira Santa, 13, no alto da Serra do Estrondo serão exibidas duas sessões do filme: Os Dez Mandamentos, a primeira às 19 horas e a segunda a meia noite. Nesta mesma noite ocorre a celebração de momento de Oração e louvor com o Grupo Renovação Carismática da Igreja Católica, às 22 horas.

Na Sexta-feira da Paixão (14), das 07 às 09 horas, na Serra do Estrondo todos serão contemplados com uma aurora instrumental, sob a direção da equipe da Cultura Municipal. E a noite, encenação da Via-Sacra, às 19h30, saindo do Centro Pastoral São José Operário, região central da cidade.

O vice-prefeito e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Morais, destaca que o prefeito Moisés Avelino deu total liberdade para que a programação da Semana Santa fosse planejada para a população local, bem como para os visitantes. "Estamos com boa expectativa, pois este ano além da programação religiosa, incentivamos o comércio de alimentos na praça de alimentação Sabores de Paraíso no alto da serra e a participação de restaurantes que estarão servindo pratos a base de peixe aos seus clientes.

“Inovamos a Semana Santa também com a realização da I Corrida Ecológica da Aleluia, que acontece no sábado, dia 15, encerrando a programação. Estamos contando com a parceira do Sebrae, e o apoio do Conselho Municipal de Turismo e igrejas”, destacou Celso Morais.

Tradição que se renova

A prática religiosa na Serra do Estrondo nasceu há 56 anos, desde então à tradição é marcada por diversas celebrações, associadas à devoção e penitências.  Segundo relatos essa tradição iniciou com Firmino Mendes, pioneiro da cidade, que subiu em peregrinação a serra para pagar promessas e lá fincou uma cruz de madeira, construída por ele, como prova de sua religiosidade.

Os fieis fazem a tradicional subida da Serra do Estrondo na noite de quinta-feira e durante todo o dia na sexta-feira da paixão, enfrentando um trajeto íngreme e difícil, para pagar promessas, fazer preces ou agradecimentos.

Hoje a Serra do Estrondo é patrimônio histórico, ambiental e religioso da cidade.

I Corrida Ecológica da Aleluia

Já estão abertas as inscrições para a I Corrida Ecológica da Aleluia, que será realizada no dia 15 de abril, reunindo atletas da cidade e região, que percorrerão 7 km na Serra do Estrondo.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Paróquia São José Operário, no valor de 15 reais, mais 1 kg de alimento não perecível, que será destinado para entidades sociais. A largada será às 7h30, no portal de entrada da serra e a chegada é na Capela de Santa Cruz (Torres).

A premiação para as categorias femininas e masculinas é de 300 reais para o primeiro colocado, o segundo lugar receberá 200 reais e o terceiro ganhará 100 reais.  Os competidores receberão camisa, medalha de participação e um lanche com muitas frutas.