Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Para fortalecer as ações e implantar uma agenda positiva voltada para os principais interesses que norteiam a preservação ambiental, o Governo do Tocantins participou da reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que iniciou na quinta-feira, 6, e terminou nessa sexta-feira, 07, no Maranhão. O Tocantins foi representado pela secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, que colaborou efetivamente nas reuniões para o alinhamento do Plano de ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM).

Além do Tocantins, mais oito estados brasileiros que compõem a  Amazônia Legal participaram do encontro: Maranhão, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Entre os assuntos abordados esteve a redução de taxas de queimadas e desmatamento, além da promoção da implementação do mecanismo REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Ambiental) e de benefícios socioeconômicos para as regiões.

A secretária da Semarh, Meire Carreira, destacou que a pauta sobre redução de taxas de desmatamento e queimadas é um assunto muito forte entre os Estados, porém a integração para o fortalecimento de outras pautas é primordial. “A integração dos Estados para estabelecer uma plataforma de consolidação não só sobre desmatamento, licenciamento ambiental, redução de queimadas, mas sim a implantação de uma agenda conjunta para o fortalecimento da gestão ambiental é um dos objetivos traçados neste encontro”, defendeu a gestora.

Outro diálogo estabelecido, segundo a secretária, foi a entrega de uma Carta de Intenções ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho. “O documento tem como missão identificar e estabelecer uma agenda de interesse comum dos órgãos ambientais da região amazônica, servindo com um elo de articulação e diálogo entre a União e os Estados, com vistas à fortalecer a política nacional de meio ambiente", explicou Meire Carreira, citando o conteúdo que faz parte da Carta.

No Fórum, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semas), Luiz Fernandes, mostrou aos participantes as ferramentas e  sistemas que o órgão ambiental usa para a regularização da atividade ambiental no Pará. “Este Fórum foi criado com o objetivo de estabelecer a cooperação das nossas ações para que estas possibilitem a priorização das temáticas ambientais, sociais e econômicas para que possamos desenvolver nossos Estados de forma segura e sustentável”, pontuou.

Comunicação

Durante a reunião foi apresentado o site oficial do Fórum, espaço criado e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semas), com objetivo de agrupar todas as informações que dizem respeito aos trabalhos realizados durante as reuniões. O endereço eletrônico será o ponto focal para downloads de protocolos, atas, memória, metas, matérias, imagens e vídeos produzidos pelas secretarias de meio ambiente, levando transparência às ações do Fórum.

Fórum

O Fórum foi criado com o objetivo de estabelecer a cooperação de ações ambientais e uma agenda conjunta entre os vários estados amazônicos que possibilitem a priorização das temáticas ambientais, sociais e econômicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das populações amazônicas. (Com informações da Semas/PA)