Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Ex-prefeitos do Estado do Tocantins, Valtenis Lino, anunciou neste sábado, 8, que já tem cerca de 400 ex-gestores interessados em filiar-se à entidade. A Associação foi oficializada na tarde deste sábado em reunião realizada na residência da senadora Kátia Abreu (PMDB) com a participação de cerca de 60 ex-prefeitos do Estado.

Valtenis antecipou também que a entidade vai definir esta semana uma comissão para realizar visitas ao Tribunal de Justiça do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado. O evento teve ainda a participação dos deputados Toinho Andrade, Jaime Café, Luana Ribeiro e Wanderlei Barbosa, representado por seu filho, o vereador de Palmas, Leo Barbosa.

Cumprimentados pela senadora Kátia Abreu que os recepcionou dizendo-se surpresa com a aceitação, por parte de ex-prefeitos e da população, da criação da entidade, os ex-gestores tomaram posse nos seus cargos. Conforme o presidente da entidade, Valtenis Lino, a entidade é pensada há pelo menos dez anos. Segundo ele, é uma necessidade imediata dos ex-prefeitos diante da impossibilidade jurídica de serem defendidos pela Associação Tocantinense dos Municípios.

Ele ilustrou que os prefeitos passam quatro anos na prefeitura e quarenta anos tentando resolver problemas no TCE e no TJ.  Valtenis elogiou a atuação da senadora Kátia Abreu no processo. “Nunca tinha visto uma coisa tão rápida, a senadora em 24 horas já tinha conversado com procurador geral da República, com TCE, com praticamente todo mundo”, salientou o dirigente.

A senadora Kátia Abreu anunciou durante o lançamento o interesse de uma grande banca de advogados de Palmas para atuar voluntariamente na defesa dos ex-prefeitos. A senadora Kátia Abreu realçou a importância da entidade dizendo que isto a fez movimentar-se, iniciando com uma conversa com o procurador da República, Rodrigo Janot e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Informou ainda que já conversou com praticamente todos os desembargadores do Estado e com a advocacia geral do Estado.

Na segunda-feira, conforme anunciou a senadora, deve encontrar-se com o presidente do TCE, Manoel Pires, para tratar sobre um grande mutirão para julgar os processos dos ex-prefeitos. Kátia também lembrou a informação a ela repassada pela desembargadora Jaqueline Adorno, de que já há uma meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para a solução destes problemas municipais. “A maioria dos casos é perda de prazo”, disse a senadora. “O presidente do Tribunal de Justiça, Eurípedes Lamounier, disse que vai colocar defensores públicos à disposição dos prefeitos”.

Diretoria

A primeira diretoria da Associação dos Ex-Prefeitos do Estado do Tocantins tem o ex-prefeito de Santa Fé, Valtenis Lima, como presidente. Na primeira vice-presidência tomou posse o ex-prefeito de Taipas, Joaquim Carlos Azevedo. A entidade terá como segundo vice-presidente o ex-prefeito de Natividade, Albany Nunes Cerqueira.

Na primeira secretaria foi empossado o ex-prefeito de Araguaína, Valuar Barros e a ex-prefeita de Araguaçu, Waltyr Rocha Santos Santana será a segunda secretária. O primeiro tesoureiro da entidade será o ex-prefeito de Araguacema, João Paulo Ribeiro Filho. (Atualizada às 22h do dia 11-04-17)