Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia (PV), apresentou, na última segunda-feira, 10, aos portuenses, um balanço dos seus primeiros 100 dias de governo. O gestor utilizando-se de um telão falou a todos sobre a situação financeira que encontrou o município e como está agora. Segundo Maia, ao entrar na Prefeitura tinha em caixa apenas R$ 2,4 milhões e dívidas de mais de R$ 11 milhões, entre elas, o salário de dezembro dos servidores, que foi negociado, pagando 50% e parcelando o restante.

Joaquim apresentou o resultado de cada secretaria, destacando conquistas na saúde, com a retomada dos atendimentos nos postos de saúde e a reestruturação nos atendimentos em toda a rede. Abordou a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, além da aquisição de ambulâncias e o fim das filas para as consultas. Mostrou avanços na educação, como o aumento de salas de aula, aquisição de novas carteiras, aumento nas linhas do transporte escolar e cursos de capacitação aos profissionais. Joaquim Maia ressaltou a reativação dos programas sociais, através da Secretaria da Assistência Social, com a reabertura dos CRAS, NAS e CREAS, voltando a ofertar para a sociedade programas essenciais que foram paralisados no ano passado.

Passando por todas as secretarias, o prefeito Joaquim Maia agradeceu o empenho de sua equipe e o apoio dos deputados parceiros. Para surpresa da grande maioria, o prefeito agradeceu a deputados que foram contra a sua eleição, mas que este ano já colocaram emendas para Porto Nacional. “Agradeço a todos que tem colaborado com Porto Nacional, sem distinção de partidos. Para nós a política acabou com as eleições e hoje temos que estar todos juntos pelo desenvolvimento de Porto Nacional, "disse o gestor. 

REFIZ

Durante a sua apresentação, o prefeito convidou os vereadores presentes para testemunharem a assinatura da lei aprovada na Câmara que autoriza o Refiz/2017. “Agradeço aos vereadores que entenderam a necessidade da aprovação desta lei que autoriza a implementação do Refiz que nos dará condições de estimular a quitação de débitos fiscais, "afirmou o prefeito, ao sancionar a lei.

Um ponto alto da apresentação, foi a conclamação do prefeito para que todos se unam pelo desenvolvimento de Porto. Chamando ao palco sua esposa Aline e o vice-prefeito Ronivon Maciel e esposa Keila, Joaquim Maia fez um apelo: “Quero que todos, assim como nós, se mantenham unidos no firme propósito de promover o desenvolvimento de Porto Nacional. Digo que apenas nós quatro não podemos fazer tudo que precisa ser feito. Precisamos da força e apoio de toda a comunidade.

Além de vereadores, estavam presentes os deputados estaduais, Cleiton Cardoso e Ricardo Ayres.