Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Além de sete pontes, também serão construídos 13 bueiros.

Além de sete pontes, também serão construídos 13 bueiros. Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá Além de sete pontes, também serão construídos 13 bueiros. Além de sete pontes, também serão construídos 13 bueiros.

Em comemoração ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, o Governo do Tocantins irá assinar a Ordem de Serviço para a realização de obras de infraestrutura em estradas vicinais na área indígena Xerente/Funil. A solenidade ocorrerá nesta quarta-feira, 19, a partir das 9 horas, na Aldeia Salto, em Tocantínia.

O pacote de obras faz parte do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), desenvolvido pelo Governo do Tocantins e financiado com recursos do Banco Mundial. Na região, serão realizados 109,94 km em obras e o investimento será de R$ 1.960.702,22.

A implementação do PDRIS em área indígena é uma experiência pioneira no Brasil. A empresa que irá realizar os trabalhos é a Engicon Indústria e Comércio. Ao todo, serão executadas 20 obras hidráulicas, sendo sete pontes e 13 bueiros (celulares e tubulares). A empresa terá 540 dias para concluir os serviços. A intenção do Governo do Estado é beneficiar outras quatro áreas indígenas com as obras, entre elas a Ilha do Bananal.

Com a realização das obras, o Governo do Tocantins pretende fortalecer a eficácia do transporte rodoviário e garantir a acessibilidade da população na intenção de facilitar o tráfego e o escoamento da produção.