Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Todos os dias diversas pessoas e instituições colocam em prática ações que ajudam a preservar, de alguma forma, os recursos naturais. É a escola que reutiliza a água eliminada pelo ar condicionado, o produtor rural que adotou um viveiro sustentável ou o município que implantou a coleta seletiva. São exemplos de atitudes que muitas vezes a sociedade não toma conhecimento e que devem servir de inspiração para outras tomadas de consciência. E é com o trabalho da imprensa que ações como estas e tantas outras são tornadas públicas. Por isso, uma das categorias da primeira edição do Prêmio Mério Ambiental do Tocantins é voltada para ela, a Comenda Jornalismo Ambiental.

O objetivo, segundo a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Meire Carreira, é reconhecer essa contribuição tão importante de jornalistas e veículos de comunicação em prol do meio ambiente. “O mérito da imprensa é levar ao conhecimento do público, de forma simples e instrutiva, os bons exemplos que temos em diversas áreas e reforçar seu papel de formador de conscientização da população”, pontua.

Serão premiados três trabalhos jornalísticos: uma produção de televisão (que tenha sido veiculada em telejornal ou website); uma produção de rádio (que tenha sido veiculada em emissora de rádio) e uma produção de texto (veiculado em jornal, revista ou website). Cada matéria deve ter sido veiculada no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016 em veículos exclusivamente jornalísticos.

As produções de áudio e vídeo devem ser publicadas primeiramente em um site de compartilhamento de vídeos (YouTube ou Vimeo) e o link gerado deve ser indicado no ato da inscrição. Já as produções de texto devem ser enviadas em formato PDF conforme a reportagem foi originalmente publicada no veículo. Caso o veículo possua versão online, o link para a publicação também deve constar na inscrição. Os três trabalhos serão premiados da mesma forma: autor e veículo que publicou a matéria.

Inscrições

As inscrições para o Prêmio Mérito Ambiental podem ser feitas no site da Semarh (www.semarh.to.gov.br) até o dia 11 de maio. A premiação deve ser realizada durante a Semana do Meio Ambiente, cujo dia mundial é celebrado em 05 de junho.

O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado por meio de projetos ou trabalhos que estimulem, defendam ou executem ações em prol da preservação e a defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins.

Ao todo serão entregues 19 prêmios (comenda ou troféu, acompanhados de certificado) aos vencedores inscritos em seis categorias, sendo elas: Comenda Jornalismo Ambiental (três outorgas a produções jornalísticas – textual, televisiva e radiofônica, com premiação do(a) autor(a) e veículo que realizou a publicação); Troféu Responsabilidade Ambiental (seis outorgas empresas, universidades, organizações não governamentais, associações, entidades civis e profissionais da área ambiental); Comenda Boas Práticas Sustentáveis (três outorgas a proprietários rurais ou agricultores familiares); Troféu Escola de Educação Ambiental (três outorgas a unidades escolares, públicas ou privadas); Troféu Cidade Sustentável (três outorgas para Gestões Municipais) e Troféu Mérito Ambiental (uma outorga a Comitê de Bacia Hidrográfica).